Homem desaparece ao tentar atravessar Rio Piracicaba a nado; amigo alertou sobre riscos
Homem desaparece ao nadar no Rio Piracicaba; buscas continuam

Homem desaparece após tentar atravessar Rio Piracicaba a nado; amigo havia alertado sobre perigos

Um vídeo registra o momento em que um homem entra nas águas do Rio Piracicaba antes de desaparecer, na tarde de domingo (25), em Piracicaba, interior de São Paulo. A vítima é Paulo Augusto Duarte, de 50 anos, morador de Rio Claro (SP). O amigo que o acompanhava, Augusto Cardoso Santos Neto, revelou que alertou Paulo sobre os riscos, mas ele decidiu entrar mesmo assim.

Relato detalhado do amigo sobre o ocorrido

Augusto contou que ele, Paulo e familiares saíram de Rio Claro para ver o passeio de boias na Rua do Porto, em Piracicaba. "Quando chegamos ao local, filho do Paulo disse: ‘papai, vou entrar um pouquinho na água’, e foi na rampa dos pescadores e ficou por ali. Aí, do nada, o Paulo me falou: ‘eu vou entrar, vou atravessar’. Eu ainda falei para ele: 'não vai, não, o rio é traiçoeiro, o rio é perigoso'. Mas ele pegou e foi entrando na água", relatou.

O amigo ficou "abismado" com a atitude, pois Paulo era frequentador assíduo do local para pescar. "Direto eu estava junto com ele. Quase todos os dias, estávamos aqui", disse Augusto, destacando a familiaridade da vítima com o rio.

Momento crítico do desaparecimento

Segundo o relato, Paulo tentou atravessar o rio, mas a correnteza o arrastou. Ao tentar voltar, ele afundou. "Nesse momento em que tentou voltar, ele afundou. Eu achei que ele ia mergulhar por baixo porque tinha essa mania. Inclusive sabia mergulhar muito bem, tinha uma respiração muito boa para mergulhar por baixo", recordou Augusto.

A preocupação aumentou quando Paulo não retornou à superfície. "A filha dele [que também estava no local] começou a chorar e perguntar: ‘cadê meu pai?’. Eu falei para ela: ‘calma, seu pai vai sair aqui’. Aí, vi que ele não apareceu e pensei: ‘nossa, algo de errado tem’. Comecei a ligar para os bombeiros e Polícia Militar", completou. Augusto afirmou que Paulo não havia consumido bebida alcoólica.

Operações de busca em andamento

O desaparecimento ocorreu na região da Rua do Porto, em Piracicaba. O Corpo de Bombeiros recomeçou as buscas na manhã desta segunda-feira (26). Paulo não usava boia ou colete salva-vidas no momento em que entrou no rio.

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas após a vítima ser vista tentando voltar nadando sem conseguir. Além da PM, o Corpo de Bombeiros também realiza buscas intensivas. Até o momento, Paulo não havia sido localizado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o homem desaparecido e um amigo entraram no rio pela margem. As buscas continuam, mobilizando recursos para tentar encontrar a vítima.