Ciclistas desaparecidos em Juquitiba são encontrados após seis dias de buscas intensas
Ciclistas perdidos em trilha de SP são localizados após 6 dias

Ciclistas desaparecidos em trilha de Juquitiba são localizados após seis dias

Os ciclistas Gilberto Alves e Carlos Gomes Pereira, que haviam desaparecido na última quarta-feira (14) durante uma trilha de bicicleta em Juquitiba, no interior de São Paulo, foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (20). Após seis dias perdidos na mata, os dois foram localizados em uma operação de resgate que mobilizou dezenas de profissionais e recursos aéreos.

Momento do resgate emocionante

Nas imagens registradas por um dos bombeiros que participaram da operação, é possível ver o momento em que Gilberto é localizado próximo a um riacho. “Giba, somos o Corpo de Bombeiros”, disse um dos profissionais. No vídeo, Gilberto aparece consciente e usando um capacete de ciclismo, abraçando um dos bombeiros e informando que Carlos estava nas proximidades, também sem ferimentos aparentes.

Operação de busca em larga escala

A operação desta terça-feira ocorreu em uma trilha de 24 km, partindo de um posto de comando em Juquitiba. Ao todo, 23 profissionais e seis viaturas participaram das buscas, com o 6º Grupamento de Bombeiros atuando no trecho de Peruíbe e o 18º Grupamento responsável pela área de Juquitiba e proximidades. Desde o início das buscas, já foram percorridos mais de 277 km, e o helicóptero Águia sobrevoou mais de 100 km na região.

Estratégias de localização e mapas

Um mapa divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra os rastros das equipes que realizavam as buscas, utilizando um aplicativo de geolocalização para marcar trilhas, pontos de interesse e raios de antena de celular. De acordo com a corporação, os círculos maiores indicam a área de sinal de torres de comunicação, ajudando a delimitar as zonas de busca de forma eficiente.

Último contato antes do desaparecimento

O g1 teve acesso ao último contato dos ciclistas antes de desaparecerem. Em um áudio, Gilberto relatou: “Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não”. Ao fundo, é possível escutar um barulho de água, indicando a proximidade com um rio. De acordo com a filha de Gilberto, os homens levaram apenas água para a aventura.

Detalhes do percurso e características dos ciclistas

Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros, os homens entraram na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar, com o objetivo de chegar à Cachoeira da Salete. A topografia da região sugere que os ciclistas seguiram em direção ao Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe. Ana, filha de Gilberto, afirmou que o pai é morador de Embu das Artes e o amigo reside no distrito de Campo Limpo, na capital paulista, destacando que ambos gostam de aventura, pesca e ciclismo.

Registro policial e condições dos desaparecidos

Segundo o boletim de ocorrência, Gilberto estava com uma camisa azul, bermuda preta e tênis branco, enquanto Carlos vestia uma bermuda cinza e um tênis de cor não especificada. Cada um levava a sua bicicleta. A filha de Gilberto acionou o Corpo de Bombeiros e registrou o BO na quinta-feira (15), após ser informada pela tia sobre o desaparecimento, iniciando assim a corrida contra o tempo para o resgate.