Chuva de 75 mm alaga casas em Unaí e moradores relatam prejuízos
Chuva forte causa alagamentos em Unaí (MG)

Chuva Intensa Provoca Caos em Unaí

Uma forte tempestade atingiu o município de Unaí, localizado no Noroeste de Minas Gerais, no último domingo (23), causando alagamentos significativos em ruas e residências. O fenômeno climático, que durou aproximadamente 15 minutos, teve consequências mais graves no bairro Água Branca, conforme registrado em vídeos que circularam nas redes sociais.

Moradores Sofrem com Prejuízos Materiais

A técnica de enfermagem Suzamar de Oliveira foi uma das afetadas pelas inundações. Em entrevista, ela relatou que a água subiu rapidamente dentro de sua casa, impossibilitando a proteção de móveis e eletrodomésticos. "Iniciou a chuva, foi de mais ou menos 15 minutos. Já é a segunda vez neste ano que entra água aqui, em janeiro também entrou água", desabafou a moradora.

Suzamar ainda detalhou os prejuízos sofridos na primeira inundação do ano: "Na primeira vez queimou geladeira, estragou camas, os guarda-roupas". A moradora também criticou a administração pública, afirmando que "Os bueiros estão entupidos, a administração falou que iria arrumar e nada foi resolvido".

Autoridades Tomam Providências

De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado no fim de semana chegou a 75 mm na cidade, com o bairro Água Branca sendo o mais afetado. Uma vistoria técnica foi realizada nos locais atingidos na segunda-feira (24) para avaliar os danos.

O secretário de obras, José Lucas, concedeu entrevista à Inter TV informando que está sendo realizado um processo de manutenção dos bueiros. "Hoje nós tivemos reunidos nesses pontos críticos, então a partir de agora na parte da tarde, já determinamos a limpeza desses bueiros que estão entupidos", declarou o secretário.

José Lucas também explicou que "Nós já fizemos limpeza de mais de 200 bueiros antes do período chuvoso, mas infelizmente não demos conta de fazer em toda a cidade". O secretário fez um apelo à população: "Pedimos a população que nos ajude para não deixar lixo, nem acúmulo de terra e areia próximo aos bueiros para que ocasione esse entupimento".

Felizmente, não houve registro de feridos ou desalojados em decorrência das chuvas, segundo informações oficiais. A situação, no entanto, expõe a vulnerabilidade da infraestrutura urbana frente a eventos climáticos extremos, mesmo que de curta duração.