Casa desaba em Rio Bananal após chuvas intensas; criança desaparecida e dois adultos resgatados
Casa desaba em Rio Bananal; criança desaparecida após enxurrada

Casa desaba em Rio Bananal após chuvas intensas; criança desaparecida e dois adultos resgatados

Uma criança segue desaparecida após uma casa desabar e ser levada pela enxurrada devido às fortes chuvas em Rio Bananal, no Espírito Santo. O município registrou um impressionante acumulado de 310 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas, intensificando os riscos de desastres naturais em toda a região.

Resgate e buscas em andamento

A residência que desabou está localizada na região da Lagoa Jesuína. Dois adultos foram resgatados com sucesso, mas a criança, cuja identidade ainda não foi divulgada, permanece desaparecida. Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local, e militares do Centro de Resposta em Desastres (Cerd) atuam nas buscas, com apoio de um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar.

Alerta meteorológico excepcional

Segundo o Boletim de Avisos Meteorológicos e Alertas, divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (21), o estado permanece sob alerta de risco excepcional para chuvas. A previsão do tempo para todo o Espírito Santo aponta céu nublado e chuvas persistentes, de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, trovoadas e ventos intensos.

Na manhã desta quarta, a Defesa Civil emitiu um novo alerta por SMS para moradores do estado, informando sobre a manutenção das condições chuvosas ao longo do dia. Um boletim meteorológico detalhado deve ser divulgado até o final da manhã.

Acumulados de chuva preocupantes

Os elevados volumes de precipitação têm causado estragos em várias cidades do Espírito Santo. Além de Rio Bananal, outros municípios registraram acumulados significativos nas últimas 24 horas:

  • Linhares: 301 mm
  • Sooretama: 179 mm
  • Ibitirama: 165 mm
  • Afonso Cláudio: 125 mm
  • Aracruz: 125 mm

Os demais municípios tiveram volumes inferiores a 90 mm, mas a situação permanece crítica.

Impactos generalizados no estado

Devido aos elevados acumulados de chuva, a Defesa Civil estadual alerta para risco de alagamentos frequentes e enxurradas, inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. No estado, já foram registrados deslizamentos de terra, ruas e pastos alagados, além de árvores e postes caídos em várias cidades.

Em Sooretama, também na região Norte do estado, o volume de chuva chegou a 110 mm em menos de uma hora na tarde de terça-feira (20), segundo a Defesa Civil municipal. O temporal provocou alagamentos e danos em diferentes pontos da cidade, embora não tenha havido registro de desabrigados ou desalojados.

Danos em infraestrutura e estradas

Durante vistorias, a Defesa Civil identificou danos em cerca de 22 metros do acostamento da rodovia ES-358, que liga Linhares a Vila Valério. O trecho foi sinalizado, e equipes da Secretaria de Serviços Urbanos devem iniciar os reparos nesta quarta-feira (21).

Ainda no interior, distritos de Ibiraçu e Linhares também registraram alagamentos. Pastos ficaram embaixo d'água, e cachoeiras estão com volume alto de vazão. Estradas rurais nas comunidades de Palmeiras e Santo Antônio, em Ibiraçu, foram tomadas pela água e lama, dificultando a passagem de veículos pequenos. O volume de chuva chegou a 170 milímetros em dois dias na região.

Situação na Grande Vitória

Na Grande Vitória, os riscos são considerados críticos até o dia 26, principalmente nos primeiros dias, devido à previsão de tempo severo. Por causa da chuva forte, várias ruas e avenidas ficaram alagadas. O volume grande de água também causou uma cachoeira dentro do terminal de ônibus, em Cariacica. Postes de energia e árvores caíram, com relatos de um carro sendo levantado por uma árvore em queda em Vitória.

As prefeituras foram procuradas para informar sobre o monitoramento dos impactos das chuvas. A Prefeitura da Serra informou que há alagamentos pontuais em vias, que costumam escoar após a diminuição da chuva, sem registro de ocorrências graves. Em Vila Velha, a Defesa Civil informou que equipes seguem monitorando áreas de risco e níveis dos canais, com estações de bombeamento em funcionamento.

Previsão de mais chuva e orientações

A quarta-feira permanece a condição de perigo, com até 70% de probabilidade de acumulados superiores a 70 mm em diversas regiões. Já a quinta-feira (22) terá continuidade de chuvas intensas, com aviso de alto impacto para todo o Espírito Santo.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones (27) 3338-1756, (27) 99938-9500 e (27) 99949-8612. Para riscos imediatos, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. As prefeituras de Vitória e Cariacica não responderam até a publicação desta reportagem.