Temporal em SC: risco de raios, granizo e alagamentos no fim de semana
SC em alerta por temporal com raios e granizo

Santa Catarina se prepara para um fim de semana de tempo severo, com previsão de temporal acompanhado de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos. As instabilidades começaram neste sábado (22) e devem se intensificar nas próximas horas, colocando em risco várias regiões do estado.

Alerta da Defesa Civil para regiões catarinenses

Em nota oficial emitida na manhã deste sábado, a Defesa Civil estadual classificou o risco como moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos pontuais. As áreas mais afetadas neste sábado incluem o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, o Planalto Sul e partes do Planalto Norte.

As instabilidades tiveram início no Oeste do estado e em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, mas avançam progressivamente para outras regiões ao longo do dia. Há também possibilidade de chuva na região Norte de Santa Catarina durante este sábado.

Previsão para domingo e recomendações de segurança

O domingo continuará com tempo instável em Santa Catarina, com chuva desde a manhã e possibilidade de temporais a partir da tarde. As regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte devem ser as mais impactadas no segundo dia do fim de semana.

Para o domingo, a Defesa Civil informa que o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.

Orientações da Defesa Civil

Diante da previsão de temporal, a Defesa Civil estadual emitirecomendações importantes para a população:

Durante os temporais: busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Em caso de ventos fortes: evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Em situação de chuva intensa com alagamentos: jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada da população e que ocorrências sejam comunicadas imediatamente pelos números 199 ou 193.