Chuvas intensas causam estragos em 25 cidades de Santa Catarina
Chuvas causam estragos em 25 cidades de SC

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde o último sábado (22) provocaram uma série de estragos em pelo menos 25 municípios do estado. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 15h10 desta segunda-feira (24), 361 residências registraram danos e 113 pessoas tiveram que deixar suas casas, buscando abrigo com familiares ou amigos.

Cidades mais afetadas pelo temporal

Luiz Alves, no Vale do Itajaí, emergiu como uma das localidades mais castigadas pelas precipitações intensas. A prefeitura municipal precisou suspender as aulas do período da tarde e noite como medida de segurança. O posto de saúde do bairro Canoas também interrompeu seu funcionamento durante a tarde, enquanto um abrigo foi preparado para atender possíveis desabrigados.

Outras cidades também decretaram situação de emergência devido à força das águas: Ibirama, Petrolândia e Lontras, no Vale do Itajaí, e Balneário Barra do Sul, na região Norte do estado. Rio das Antas e Fraiburgo estudam adotar a mesma medida preventiva.

Impactos no Porto de Itajaí

Os ventos intensos resultaram no fechamento do canal de acesso ao Porto de Itajaí às 8h30 desta segunda-feira pela Marinha do Brasil. Duas saídas e uma entrada de navios previstas para a manhã foram suspensas por questões de segurança. Segundo informações do terminal portuário, as operações serão retomadas apenas após liberação das autoridades marítimas.

Dados detalhados dos estragos

Joinville, na região Norte, registrou pontos críticos de alagamento durante a manhã de segunda-feira. Por volta das 7h, pelo menos quatro bairros apresentavam interdições e problemas causados pelo acúmulo de água nas vias públicas. Até o início da tarde, a cidade contabilizava oito pessoas desabrigadas.

Confira o levantamento completo das cidades afetadas:

Joinville (Norte): 8 desabrigados, 100 desalojados, 200 casas afetadas

Ibirama (Vale do Itajaí): 12 desalojados, 51 casas afetadas

Apiúna (Vale do Itajaí): 1 desalojado, 16 casas afetadas

Fraiburgo (Oeste): 3 casas afetadas

Lontras (Vale do Itajaí): 60 casas afetadas

Rio das Antas (Oeste): 5 casas afetadas

Rio do Sul (Vale do Itajaí): 7 casas afetadas

São Bento do Sul (Norte): 1 casa afetada

São Pedro de Alcântara (Grande Florianópolis): 6 casas afetadas

União do Oeste (Oeste): 12 casas afetadas

Previsão e alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil mantém o alerta para chuva persistente e volumosa até a noite desta segunda-feira, com maior risco concentrado na região Norte do estado. A formação de um ciclone extratropical entre o litoral do Paraná e Sudeste do Brasil contribui para a permanência de chuvas intensas no Litoral Norte e Vale do Itajaí até a metade da tarde.

Os principais riscos identificados pelos especialistas incluem alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Nas demais regiões catarinenses, as precipitações devem ocorrer na forma de pancadas isoladas acompanhadas por temporais, especialmente durante a tarde.

Recomendações oficiais em caso de emergência:

• Ligue para 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil)

• Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas

• Evite dirigir em locais com acúmulo de água

• Mantenha-se distante de janelas, árvores e postes durante ventos fortes

• Em situações de alagamento, evite contato direto com a água

A Defesa Civil continua monitorando a situação e atualizando as informações à medida que novas ocorrências são registradas em todo o território catarinense.