Passageiro morre durante voo da Azul: avião pousa em Palmas
Passageiro morre durante voo e avião pousa em Palmas

Um passageiro de 46 anos faleceu durante um voo comercial da Azul que seguia de Manaus para Belo Horizonte nesta semana. A aeronave precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Palmas, no Tocantins, após o homem passar mal.

Emergência a bordo

Durante o trajeto, Fred Alexey Santos, de 46 anos, começou a sentir-se mal. Por sorte, havia dois médicos entre os passageiros que imediatamente prestaram os primeiros socorros. A situação, no entanto, era grave.

O comandante da aeronave tomou a decisão de desviar a rota e realizar um pouso de emergência em Palmas. Enquanto o avião se aproximava do solo, os profissionais de saúde continuavam tentando estabilizar o estado do passageiro.

Tentativas de reanimação

Ao pousar em Palmas, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já aguardava na pista. Os socorristas assumiram os procedimentos de reanimação que haviam sido iniciados pelos médicos a bordo.

Segundo nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), responsável pelo Samu na região: "O paciente, de sexo masculino (46), estava em parada cardiorrespiratória e teve assistência em saúde por dois médicos que estavam no avião. Ao pousar, a equipe de suporte avançado do Samu deu sequência à reanimação, porém sem sucesso".

Causa da morte

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Fred Alexey Santos era cardiopata e sofreu um choque cardiogênico durante o voo. Esta informação foi posteriormente confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, que atestou a causa oficial da morte.

O corpo permaneceu no aeroporto sob custódia da Polícia Militar até a chegada dos peritos do IML. Atualmente, aguarda a chegada de familiares para ser liberado.

Retorno à rota normal

Após o trágico episódio, a companhia aérea Azul emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que está prestando toda a assistência necessária aos familiares do passageiro.

O voo conseguiu seguir para Belo Horizonte após as devidas providências no aeroporto de Palmas. A empresa afirmou que cumpriu todos os protocolos de segurança durante a emergência.

Este caso chama atenção para a importância dos protocolos de emergência em voos comerciais e a rapidez necessária no atendimento a passageiros que apresentam problemas de saúde durante as viagens aéreas.