Avião monomotor cai no RN após falha no motor; piloto de 77 anos e passageiro sobrevivem
Avião cai em Pau dos Ferros, RN; dois sobrevivem com fraturas

Um avião monomotor caiu na tarde deste domingo (14) em uma propriedade rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Os dois ocupantes da aeronave, o piloto e um passageiro, foram resgatados com vida pelos bombeiros e pelo Samu, mas sofreram fraturas.

Detalhes do acidente e o voo de demonstração

De acordo com informações da esposa do piloto, Vaneide Pereira, o comandante da aeronave, Jonas Pereira, de 77 anos e com 33 anos de experiência na aviação, havia vendido o avião e realizava um voo para repassar detalhes do equipamento ao novo proprietário, outro piloto. Eles já haviam realizado um primeiro voo sem problemas. O acidente aconteceu durante a segunda decolagem.

"Eles foram fazer outro voo para ele passar bem direitinho, Jonas como piloto. Só que, quando eles subiram, ele percebeu que a aeronave estava perdendo o motor, estava perdendo potência", relatou Vaneide. Ela contou ainda que cogitou acompanhar o marido, mas decidiu ficar no supermercado fazendo compras.

Tentativa de pouso forçado e resgate de risco

Diante da falha, o piloto experiente comunicou ao companheiro a decisão de retornar. No entanto, o motor parou de funcionar completamente. Jonas Pereira avaliou pousar na água da Barragem de Pau dos Ferros ou em uma clareira, mas precisou desviar de um ponto por causa de um fio de alta tensão. "Ele procurou o próximo local e não deu tempo e caiu. mas já tinha planado, o que amenizou um pouco o impacto", explicou a esposa.

O Corpo de Bombeiros encontrou o piloto, de 77 anos, preso às ferragens da aeronave, mas consciente. O outro homem, de 53 anos, estava fora do avião. Durante o resgate, os bombeiros identificaram um vazamento de combustível, o que acelerou a operação para retirar o piloto devido ao risco de incêndio. O sargento Fernandes, que comandou a ação, confirmou que a queda foi ocasionada por uma perda de potência após a decolagem do pequeno aeroporto local.

Investigação das causas do acidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para investigar o ocorrido. Em nota, a entidade informou que investigadores foram enviados ao local para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-SBN.

Os profissionais do Cenipa são responsáveis por coletar e confirmar dados, preservar elementos, verificar os danos à aeronave e levantar todas as informações necessárias para apurar as causas precisas do acidente. A investigação seguirá os protocolos padrão para eventos dessa natureza.

Ambas as vítimas foram encaminhadas para atendimento médico. O hospital local confirmou que os dois homens sofreram fraturas, mas suas condições foram consideradas estáveis após o resgate bem-sucedido em meio a circunstâncias perigosas.