Tragédia na Estação Ferraz de Vasconcelos
Um homem morreu após sofrer um mal súbito nas escadas rolantes da estação Ferraz de Vasconcelos, pertencente à Linha 11-Coral da CPTM, na tarde desta terça-feira (25). O incidente ocorreu por volta das 17h20, durante o horário de pico, quando a estação estava com movimento intenso de passageiros.
Socorro Imediato na Estação
Agentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos iniciaram imediatamente os primeiros socorros ao identificar a situação crítica do passageiro. Os funcionários realizaram massagem cardíaca enquanto aguardavam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionado rapidamente.
A equipe do Samu chegou ao local aproximadamente às 17h40 e assumiu o atendimento médico, dando continuidade às tentativas de reanimação. Apesar de todos os esforços, o homem não resistiu e teve sua morte confirmada por volta das 18h30.
Falha na Linha 11-Coral
A tragédia ocorreu no mesmo dia em que a Linha 11-Coral enfrentava sérios problemas operacionais. Uma falha elétrica que começou às 10h da terça-feira (25) ainda persistia na manhã desta quarta-feira (26), totalizando mais de 20 horas de interrupção parcial do serviço.
De acordo com a CPTM, o problema foi causado pelo enroscamento do pantógrafo - dispositivo localizado no teto do trem responsável por captar energia para alimentar os motores, luzes e ar-condicionado - de uma composição na região de Corinthians-Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
Como consequência, os trens da linha estão circulando com velocidade reduzida e intervalos maiores, causando lotação nas plataformas e significativos transtornos para os passageiros durante o horário de pico.
O caso foi registrado na Delegacia de Ferraz de Vasconcelos, que investiga as circunstâncias exatas da morte. As autoridades locais trabalham para identificar a vítima e notificar seus familiares.