Uma operação de resgate foi necessária na manhã desta segunda-feira (7) após uma embarcação de passageiros encalhar durante a maré baixa na Baía de São Marcos, em São Luís, no Maranhão. O fato ocorreu durante a travessia entre as cidades de Alcântara e a capital maranhense, próximo ao Cais da Praia Grande, no Centro.
Operação de resgate mobiliza autoridades
De acordo com a Marinha do Brasil, o barco "Barraqueiro" encalhou por volta das 7h da manhã. A bordo, estavam 10 passageiros e dois tripulantes. Em um primeiro momento, na tentativa de deixar o local, alguns passageiros utilizaram uma canoa não identificada que passava pelo trecho. No entanto, a canoa também acabou encalhando na mesma área, levando mais duas pessoas da tripulação e quatro passageiros à situação de risco.
O resgate de todos os envolvidos foi realizado em uma ação conjunta da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e do Centro Tático Aéreo (CTA), da Secretaria de Segurança Pública do estado. Ninguém ficou ferido durante o incidente e não houve registro de danos ambientais. Os passageiros foram levados para locais seguros ainda durante a manhã.
Falhas técnicas e investigação
Após o resgate, os tripulantes do "Barraqueiro" permaneceram a bordo aguardando a maré subir. Por volta das 11h30, com o aumento do nível da água, a embarcação conseguiu seguir até o Cais da Praia Grande e atracar em segurança. Imediatamente após o desembarque, a embarcação passou por uma vistoria da Capitania dos Portos.
A inspeção técnica identificou falhas nos equipamentos do barco. Como medida de segurança, a embarcação foi retirada de circulação e só poderá voltar a operar após a conclusão dos reparos necessários. A CPMA também abriu um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e todas as circunstâncias que levaram ao encalhe.
A grande variação das marés no litoral maranhense
Relatos de passageiros e testemunhas no local indicam que a maré baixou de forma mais rápida que o esperado, surpreendendo quem estava no barco. Há também a possibilidade de que uma pane na embarcação tenha atrasado a viagem, fazendo com que ela chegasse ao canal no momento inadequado.
O incidente chama a atenção para uma característica marcante da região. O litoral do Maranhão possui a maior amplitude de maré do Brasil, conforme explicam oceanógrafos. A diferença entre a maré baixa e a alta pode chegar a impressionantes 8 metros em um intervalo de aproximadamente seis horas.
Na prática, isso significa que os moradores podem ver, em uma mesma manhã, uma extensa faixa de areia na praia e, durante a tarde do mesmo dia, o mesmo local completamente coberto pelas águas do mar. Esse fenômeno coloca o Maranhão ao lado de locais como a Baía de Fundy, no Canadá, e a Baía do Mont Saint-Michel, na França, entre os poucos lugares do planeta com variações tão bruscas de maré.
A explicação para essa grande variação na Baía de São Marcos, onde fica São Luís, envolve a geografia peculiar da costa, a influência da Lua e a proximidade com a linha do Equador.