Viação Platina encerra 4 linhas interestaduais em MG e GO até 2025
Viação Platina encerra 4 linhas entre MG e GO

A Viação Platina vai deixar de operar quatro linhas interestaduais que conectam municípios de Minas Gerais e Goiás, conforme decisão publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida afetará passageiros de Uberlândia, Ituiutaba e cidades do interior goiano.

Linhas que serão desativadas

As quatro rotas que terão suas operações encerradas são: Uberlândia x Itumbiara, Uberlândia x Quirinópolis, Uberlândia x Cachoeira Dourada (GO) e Quirinópolis x Ituiutaba. O prazo final para o encerramento das atividades está marcado para 12 de dezembro de 2025, conforme publicação no Diário Oficial da União.

O portal g1 tentou contato com a Viação Platina para entender os motivos que levaram à renúncia das linhas, mas ainda não obteve retorno da empresa. Com o fim das autorizações, esses serviços voltam a ficar disponíveis para que novas operadoras interessadas possam solicitar a concessão.

Direitos dos passageiros garantidos

A ANTT reforçou que a Viação Platina deverá cumprir todas as determinações previstas na Resolução nº 6.033/2023, que estabelece as garantias e direitos dos passageiros em casos de encerramento de linhas.

Entre as obrigações da empresa estão: reembolso integral de bilhetes, remarcação de viagens e todas as demais providências relativas a passagens já emitidas para datas posteriores ao encerramento dos serviços. A agência reguladora destacou que a transição deve ocorrer sem prejuízo aos consumidores.

Novas operadoras e fiscalização

A ANTT será a responsável por analisar e liberar novas permissões para outras empresas interessadas em operar nessas rotas. Passageiros que enfrentarem problemas com a descontinuação dos serviços podem registrar suas reclamações pelos canais oficiais da agência.

Os contatos disponíveis são o telefone 166 ou WhatsApp (61) 99688-4306. A ANTT garantiu que acompanhará todo o processo para assegurar que os direitos dos usuários do transporte interestadual sejam respeitados durante essa transição.