Vamu Escolar: Cadastro para 2026 em Maceió começa em janeiro; veja prazos
Cadastro do Vamu Escolar em Maceió começa em janeiro de 2026

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió anunciou as datas para o processo de cadastro e recadastro do cartão Vamu Escolar para o ano de 2026. A iniciativa garante o direito ao Passe Livre Estudantil no transporte público da capital alagoana.

Prazos e expectativa de adesão

As inscrições para novos estudantes terão início no dia 2 de janeiro de 2026 e se estenderão até 31 de março do mesmo ano. Já o período total, que inclui também os recadastramentos, vai até 13 de novembro de 2026. Após essa data, não será mais possível realizar o procedimento.

Atualmente, o sistema conta com 59 mil cartões ativos. A expectativa da diretoria do Sistema Municipal de Transportes Urbano de Maceió é que aproximadamente 60 mil estudantes realizem o cadastro ou recadastro neste novo ciclo.

Documentação necessária e taxas

Para efetuar o cadastro, o estudante precisa reunir uma série de documentos. A lista inclui:

  • Registro Geral (RG) original e cópia.
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
  • Comprovante de residência recente (com CEP, expedido em até três meses).
  • Ficha fornecida pela instituição de ensino, preenchida, carimbada com o CNPJ e assinada.
  • Uma fotografia 3x4, colorida e atual.

É cobrada uma taxa de R$ 18,00 para o primeiro cadastro. Para o recadastro presencial, o valor é de R$ 9,00.

Onde e como se cadastrar

Os estudantes têm duas opções principais para realizar o procedimento. A primeira é de forma presencial, comparecendo a um dos postos do Vamu:

  • Rua Buarque de Macedo, 549-A, no Centro.
  • Avenida Pimentel da Costa, s/n, no Benedito Bentes.

No atendimento presencial, é obrigatória a apresentação dos documentos originais e cópias, e apenas o próprio estudante pode realizar o cadastro. No local, será feita a atualização da foto para o sistema de biometria facial, assegurando o uso exclusivo pelo titular.

A segunda opção é pelo aplicativo Vamu Mobilidade, disponível para recadastro pelo terceiro ano consecutivo. Pelo app, o estudante envia a documentação e uma selfie atualizada. Após análise e aprovação, é gerado um QR Code para pagamento da taxa via Pix. Com a confirmação do pagamento, o cartão é reativado.

Papel das instituições de ensino

As escolas e universidades têm um papel fundamental no processo. Elas são responsáveis por disponibilizar as fichas de cadastro no site do Vamu e devem enviar, obrigatoriamente até 28 de fevereiro de 2026, os dados completos de seus alunos matriculados.

A lista de informações exigidas é detalhada e inclui nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe, CPF, série, grau, turno, curso e status. A ausência de qualquer um desses dados impede o cadastro do estudante. As instituições também devem comunicar a situação de alunos transferidos, que desistiram ou concluíram os estudos.

Mais informações sobre o processo, prazos e documentação podem ser obtidas no site oficial do Vamu Mobilidade.