Os motoristas que circulam pelas ruas de Campo Grande precisam ficar mais atentos a partir desta quarta-feira (19). Os sistemas de fiscalização eletrônica instalados em 25 pontos da cidade deixaram a fase educativa e começaram a aplicar multas de verdade.
Fim do período de adaptação
Segundo informações da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), o período educativo durou 15 dias e serviu para alertar os condutores sobre os novos pontos de monitoramento. Durante esse tempo, os equipamentos apenas registravam as infrações, mas não aplicavam penalidades.
Agora, a situação mudou completamente. 24 radares fixos e uma lombada eletrônica passaram a valer para fins punitivos, podendo gerar multas para quem desrespeitar os limites de velocidade estabelecidos em cada via.
Novos equipamentos em operação
Os 25 equipamentos que começaram a multar nesta quarta-feira fazem parte de um pacote maior de fiscalização. A instalação desses dispositivos teve início no dia 4 de novembro, marcando uma expansão significativa no sistema de monitoramento do trânsito campograndense.
E mais mudanças estão por vir. De acordo com a Agetran, outros 17 equipamentos entrarão em funcionamento no dia 26 de novembro. Desse total, 16 são radares e um é lombada eletrônica. Até lá, esses dispositivos permanecerão operando apenas no modo educativo.
Transparência na sinalização
A agência municipal garante que todos os locais onde os equipamentos foram instalados estão devidamente sinalizados. As placas indicam não apenas o limite de velocidade permitido em cada trecho, mas também a data em que cada equipamento começará a multar.
Essa medida busca garantir transparência ao processo e dar tempo suficiente para que os motoristas se adaptem às novas condições de tráfego.
Confira a lista completa dos radares em operação
Estes são os pontos onde os radares já estão aplicando multas:
- Rua Ceará, próximo ao Viaduto Senador Italívio Coelho
- Avenida Vereador Thyrson de Almeida × Avenida Graciliano Ramos
- Avenida Gury Marques, 3203 – Universidade Anhanguera
- Avenida Presidente Ernesto Geisel, 5701
- Avenida Nelly Martins × Rua Pernambuco
- Avenida Vereador Thyrson de Almeida, próximo ao nº 210
- Avenida Vereador Thyrson de Almeida, próximo ao nº 498
- Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800
- Avenida Gabriel Del Pino, próximo ao nº 803
- Avenida Manoel da Costa Lima, 2334
- Avenida Prefeito Heráclito José Diniz de Freitas, próximo à Rua do Horácio
- Avenida Manoel da Costa Lima, 2234 – sentido bairro
- Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho × Rua João Pedro Pedrossian
- Avenida Júlio de Castilhos, em frente ao nº 810
- Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho × Rua Petrópolis
- Avenida Afonso Pena × Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
- Avenida Noroeste × Rua Ana América
- Avenida Doutor Olavo Vilela de Andrade × Rua Ramalho Ortigão
- Avenida Afonso Pena, 2326 × Rua Rui Barbosa
A implantação desses novos pontos de fiscalização representa um aumento significativo na capacidade de monitoramento do trânsito em Campo Grande. A medida busca coibir excessos de velocidade e, consequentemente, reduzir acidentes e tornar as vias mais seguras para todos.