Tragédia na BR-262: ônibus de turismo tomba e deixa duas vítimas fatais
Um acidente grave envolvendo um ônibus de turismo ocorreu na noite de domingo (23) na BR-262, no município de Ibatiba, região Sul do Espírito Santo. O veículo, que fazia o trajeto entre Guarapari (ES) e Contagem (MG), tombou no km 149, trecho conhecido como Curva da Ferradura, resultando em duas mortes e dezenas de feridos.
Detalhes do acidente e resgate
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu às 20h49 e envolveu um ônibus que transportava 48 passageiros além de dois motoristas. As equipes de resgate, incluindo PRF, Corpo de Bombeiros e SAMU, foram acionadas imediatamente para prestar atendimento às vítimas.
A Polícia Civil do Espírito Santo também esteve no local para realizar os procedimentos de perícia e abriu investigação para apurar as causas exatas do acidente. De acordo com informações preliminares, o ônibus teria saído repentinamente da pista e, ao tentar retornar, o motorista perdeu o controle do veículo, bateu em um barranco e tombou.
Relato emocionante de sobrevivente
Entre os passageiros estava a mineira de Contagem, Carla Oliveira, de 50 anos, que havia decidido passar o feriado da Consciência Negra na praia de Guarapari e convidado uma amiga para acompanhá-la. Em entrevista, ela relatou os momentos de pânico durante o acidente.
"Só pensei na minha filha que ficou em casa e acabou de completar 20 anos. Ela não teria estrutura para aguentar uma notícia dessas", emocionou-se Carla. "Mas ao mesmo tempo quis ajudar as pessoas a saírem do ônibus. Me preocupei com minha amiga que estava comigo e a filha dela. Foi tudo muito rápido. Eu só quero chegar em casa e abraçar minha filha".
Heroísmo do motorista e consequências
Carla destacou a rápida ação do motorista durante o acidente: "Não fosse por ele talvez estivéssemos todos mortos. Ele pensou rápido e tentou jogar o ônibus contra o paredão de terra que estava a nossa esquerda. Não batemos em nenhum outro veículo".
A passageira também especulou sobre as possíveis causas: "Creio que os pneus que entraram na canaleta contribuíram para o tombamento do ônibus". Ela ainda expressou solidariedade ao condutor: "Infelizmente sofreu uma perda irreparável da esposa, depois de 20 anos de profissão, sem nenhum acidente do tipo".
Entre as vítimas fatais estava justamente a esposa de um dos motoristas, que não constava na lista oficial de passageiros enviada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Impacto no tráfego e investigações
O acidente causou interdição total da BR-262 por mais de seis horas. A rodovia só foi liberada completamente às 3h15 da manhã desta segunda-feira (24), após a remoção do veículo e conclusão dos atendimentos às vítimas.
As investigações da Polícia Civil continuam para determinar com precisão as causas do tombamento do ônibus na perigosa Curva da Ferradura, um trecho já conhecido pelos motoristas que trafegam pela BR-262 no Espírito Santo.