Idoso sobrevive a queda de 30 metros com carro em viaduto de Ituverava, SP
Idoso sobrevive a queda de 30 metros com carro em Ituverava

Idoso sobrevive a queda impressionante de 30 metros após acidente em viaduto de Ituverava

Um idoso de 70 anos protagonizou uma história de sobrevivência extrema após sofrer um grave acidente na Rodovia Anhanguera, em Ituverava, interior de São Paulo. Gilberto Costa caiu com seu veículo de um viaduto com aproximadamente 30 metros de altura, mas surpreendentemente manteve a consciência durante todo o ocorrido, conforme relato detalhado de seu filho.

Queda livre e resgate milagroso na linha férrea

O acidente aconteceu por volta das 15h30 da última terça-feira (27), na altura do quilômetro 408 da SP-330. Segundo Rodrigo Bohac da Costa, filho da vítima e funcionário público, Gilberto seguia para o trabalho quando perdeu o controle da direção. O veículo despencou em queda livre, atingindo uma linha férrea ativa após romper o guard-rail e adentrar uma área de mata.

"Ele sobreviveu por Deus", emociona-se Rodrigo ao descrever as lesões do pai. "Está com a marca do cinto de segurança que usava na hora do impacto. Foram cerca de nove costelas quebradas, lesão na coluna vertebral, sangue no pulmão e várias escoriações. Quase foi arrancado um pedaço da orelha. É algo terrível, mas ele recorda tudo com clareza".

Consciência em meio ao desespero: fuga do trem

O momento mais dramático ocorreu após o impacto. Mesmo com múltiplas fraturas, Gilberto teve presença de espírito para perceber que havia caído sobre trilhos ativos. Com medo de ser atropelado por um trem, arrastou-se pela porta do carro, já totalmente destruída, até alcançar as margens da ferrovia.

"Ele ainda conseguiu sair do veículo e se arrastar para não ser atingido pelo trem", conta o filho. "Com várias fraturas, teve a consciência de se mover com medo do trem passar. Alguém avistou o carro lá embaixo e acionou o socorro".

O resgate foi realizado por bombeiros em conjunto com equipes da concessionária da rodovia. Gilberto foi encontrado consciente e encaminhado para a Santa Casa de Ituverava, onde permanece com quadro clínico estável, porém grave.

Suspicião de problema mecânico e apelo familiar

Segundo relatos do próprio idoso à família, há suspeitas de que um pneu furado possa ter provocado a perda de controle do veículo. "Ele conta que estava tudo bem, mas cerca de um quilômetro do pedágio acha que o pneu furou ou houve outro problema mecânico", explica Rodrigo. As causas exatas ainda serão investigadas pelas autoridades.

Enquanto isso, a família enfrenta desafios logísticos. Originários de Ribeirão Preto, todos os parentes precisam se deslocar diariamente até Ituverava para visitas limitadas na UTI. "Estamos fazendo o melhor que podemos", desabafa o filho. "Se ele vier para cá [Ribeirão Preto], terá toda a família para auxiliá-lo. Lá só pode quatro visitantes por dia em horários determinados".

Atualmente, a família busca urgentemente a transferência de Gilberto para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde poderia contar com suporte familiar integral durante a recuperação. O caso segue como um testemunho impressionante de resiliência humana frente a circunstâncias extremas.