Detran de Alagoas moderniza exame prático: fim da baliza e liberação de carros particulares
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) anunciou mudanças significativas no exame prático para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir desta quarta-feira (28), os candidatos não precisam mais realizar a manobra de baliza e a técnica de meia-embreagem durante a prova. Além disso, uma inovação permite que os futuros motoristas utilizem veículos particulares, sejam manuais ou automáticos, além dos carros oficiais do Detran/AL ou dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Modernização do programa CNH do Brasil
Essas alterações fazem parte das modernizações do programa CNH do Brasil, visando tornar o processo mais acessível e menos burocrático. Marco Fireman, diretor-presidente do Detran/AL, destacou que a medida permitirá aos candidatos aprender e realizar a prova com um veículo familiar, aumentando a confiança e o conforto durante o exame. "Agora, os candidatos vão poder aprender a dirigir usando o carro do pai, da mãe, dos tios, do vizinho, e usar esse mesmo veículo para fazer a prova prática. Isso vai deixar o candidato mais tranquilo, confortável e confiante durante o exame, usando um carro ao qual ele já está adaptado a dirigir", explicou Fireman.
Comentários de autoridades
O ministro Renan Filho também se manifestou sobre as mudanças em suas redes sociais, enfatizando a redução da burocracia e o foco na educação. "Sai a burocracia, a indústria da reprovação, as amarras do sistema, para dar lugar a oportunidades, educação e aprendizado de verdade, fazendo do cidadão um parceiro por um trânsito melhor e mais seguro, e não um suspeito. Isso é estar do lado do povo!", afirmou o ministro.
Novo sistema de pontuação nos exames práticos
A partir da próxima segunda-feira (2), será implantado um novo sistema de pontuação nos exames práticos, conforme a resolução nº 1.020/2025 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Para serem aprovados, os candidatos não poderão acumular mais de 10 pontos, que correspondem às infrações cometidas durante o percurso. Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran/AL, explicou o funcionamento do sistema:
- Todos os candidatos iniciam o exame com pontuação zero.
- Cada infração cometida corresponde a um ponto, multiplicado pelo peso da infração.
- Infrações leves têm peso um.
- Infrações médias têm peso dois.
- Infrações graves têm peso quatro.
- Infrações gravíssimas têm peso seis.
Essa nova metodologia visa padronizar a avaliação e garantir que os condutores estejam preparados para enfrentar as situações reais do trânsito, promovendo uma formação mais eficaz e segura.