O Brasil tem seu primeiro aprovado no exame teórico do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O feito é do jovem Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Trajetória até a aprovação na nova CNH
Richard havia iniciado o processo para obter sua primeira habilitação ainda em março, pelo modelo convencional. No entanto, precisou interromper as aulas devido a conflitos em sua rotina. Com o lançamento do novo formato, ele conseguiu concluir o curso teórico em poucas horas e agendar o exame para o mesmo dia, sendo aprovado.
Em conversa com o g1, o jovem demonstrou surpresa e alegria com o resultado. "Isso com certeza vai auxiliar milhares de brasileiros além de mim. Na minha opinião, foi um processo bem rápido e intuitivo", comemorou. Ele espera que a agilidade do novo sistema lhe traga mais liberdade para se locomover ao trabalho já no início de 2026.
Principais mudanças e redução de custos
As novas regras para a emissão da CNH foram assinadas e lançadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de dezembro. A proposta, aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entra em vigor após publicação no Diário Oficial da União.
O governo federal estima que o novo processo pode ser até 80% mais barato em comparação ao modelo anterior, que podia custar até R$ 5 mil em alguns municípios. Essa redução é um dos pilares para enfrentar um dado alarmante: cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, principalmente devido ao custo elevado e à burocracia.
Confira as principais alterações:
- Aulas em autoescola não são mais obrigatórias para as aulas práticas.
- O conteúdo teórico gratuito estará disponível em aplicativo do governo, sem carga horária mínima exigida.
- O candidato poderá usar veículo particular e ter aulas com um instrutor autônomo credenciado pelo Detran.
- A carga mínima de aulas práticas cai de 20 para 2 horas.
- Não haverá mais prazo de um ano para conclusão do processo.
- Quem reprovar na primeira avaliação prática fará o segundo teste gratuitamente.
As provas práticas, o exame médico e a coleta biométrica continuam sendo presenciais. A emissão da CNH na versão digital será gratuita, enquanto a física, agora opcional, manterá seu custo. Os exames médico e psicológico terão redução de 40% no valor, limitados a R$ 180.
Objetivo: segurança no trânsito e inclusão
Inspirado em modelos de países como Estados Unidos, Canadá e Japão, o novo formato tem como objetivo principal ampliar a segurança no trânsito, ao facilitar o acesso à formação adequada para condutores. A flexibilização e a redução de custos buscam incluir milhões de brasileiros que hoje estão à margem do processo formal de habilitação.
A história de Richard, o primeiro aprovado nesse novo sistema, simboliza o início de uma mudança que promete impactar diretamente a vida de milhares de pessoas em busca da tão desejada carteira de motorista.