
O Hospital Mário Gatti, em Campinas, finalmente tem boas notícias para pacientes oncológicos: as sessões de quimioterapia, interrompidas nos últimos dias por falta de insumos, devem ser retomadas até esta sexta-feira (23). A solução veio através de um empréstimo emergencial de medicamentos de outros hospitais da região.
Segundo a prefeitura, a falta de medicamentos ocorreu devido a "problemas na distribuição por parte do Ministério da Saúde". Enquanto aguardam a normalização do fornecimento oficial, a administração municipal conseguiu garantir os remédios necessários através de parcerias com unidades de saúde de cidades vizinhas.
Impacto nos pacientes
A interrupção do tratamento afetou dezenas de pacientes em situação crítica. Muitos chegaram a relatar desespero e medo diante da possibilidade de atrasos no protocolo médico. Oncologistas alertam que pausas prolongadas podem comprometer a eficácia do tratamento.
Cronograma de retomada
- Quarta-feira (21): Triagem de casos mais urgentes
- Quinta-feira (22): Retomada parcial para 30% dos pacientes
- Sexta-feira (23): Normalização completa dos atendimentos
A prefeitura garante que está monitorando os estoques diariamente e que novos empréstimos serão acionados se necessário. Enquanto isso, familiares de pacientes comemoram a solução temporária, mas exigem respostas definitivas para evitar novas crises.