Campanha de doação de sangue no HRBA realiza 69 doações em Santarém
HRBA realiza 69 doações de sangue em campanha

Campanha mobiliza comunidade para doação de sangue no Oeste do Pará

O Hospital Regional de Santarém, localizado no oeste do Pará, promoveu uma bem-sucedida campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Com o tema "Sustente a vida. Doe Sangue!", a iniciativa registrou expressiva participação da comunidade.

Números que salvam vidas

A ação resultou em 106 participações, com 69 doações concretizadas que irão ajudar pacientes em tratamento na região. A campanha contou com toda a estrutura profissional do Hemocentro Regional e até com a presença do mascote "Sanguinho", que animou e incentivou os doadores.

Entre os participantes estavam acompanhantes de pacientes, membros do público em geral e colaboradores do próprio HRBA. Davi Machado, técnico de laboratório há dois anos no hospital, foi um dos que aderiram à causa. "Esta foi a segunda vez que doei sangue", contou o colaborador.

Histórias que inspiram

Cleane Carvalho Viana, de 43 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez na vida durante a campanha. Ela acompanha o pai que está em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) e viu na ação uma oportunidade de ajudar não apenas seu ente querido, mas também outras pessoas.

"Meu pai está internado e a campanha me motivou a doar. Foi muito gratificante, não doeu nada, e eu recomendo: doe Sangue! Antes, nunca tinha passado pela minha cabeça fazer uma doação, mas hoje doei e doei de coração", relatou Cleane, que mora na comunidade Rio das Ilhas, no município de Curuá, também no Oeste paraense.

Davi Machado reforçou o compromisso com a causa: "Ajudar as pessoas é sempre bom. Por isso eu decidi vir. Também participei da primeira campanha este ano, e agora retornei. E sempre que tiver esse tipo de ação, estarei aqui para participar".

Importância das doações regulares

O Hospital Regional de Santarém é referência em média e alta complexidade no Oeste do Pará e mantém uma agência transfusional que depende diariamente de bolsas de sangue fornecidas pela Fundação Hemopa. Os números mostram a dimensão dessa necessidade:

  • 6.021 bolsas de sangue utilizadas até outubro de 2025
  • Média de 600 bolsas por mês
  • Até 10 bolsas podem ser necessárias em cirurgias cardíacas

A campanha tem como meta arrecadar 80 bolsas de sangue, contribuindo para manter os estoques necessários para atender a demanda hospitalar da região.