Hemosul faz apelo urgente: estoques de sangue em MS estão críticos e precisam de doações
Hemosul pede doações urgentes de sangue em MS

O Hemosul, Centro de Hemoterapia de Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (4) sobre a situação crítica dos estoques de sangue em todo o estado. Os bancos de sangue estão operando com níveis preocupantemente baixos, colocando em risco o atendimento a pacientes que dependem de transfusões.

Estoque em nível crítico

De acordo com o diretor-presidente do Hemosul, Sérgio de Almeida Corrêa, os estoques atuais não são suficientes para atender a demanda dos hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul. A situação se tornou especialmente preocupante nos últimos dias, com uma queda significativa no número de doações.

"Precisamos urgentemente da solidariedade da população", alertou Corrêa. "Nossos estoques estão críticos e muitos pacientes dependem dessas doações para tratamentos e cirurgias".

Quem pode doar e como ajudar

Para doar sangue, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis)
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde
  • Apresentar documento oficial com foto
  • Não estar em jejum

O processo de doação é seguro e leva aproximadamente 40 minutos. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Onde doar em Campo Grande

O Hemosul de Campo Grande funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. O hemocentro está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.300, no centro da capital.

"A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e nesse momento tão delicado, contamos com a generosidade dos sul-mato-grossenses", finalizou o diretor-presidente do Hemosul.