Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul promove campanha por doadores de sangue
Campanha por doadores de sangue em Cruzeiro do Sul

O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, iniciou nesta segunda-feira (24) uma campanha especial para incentivar a doação de sangue durante a Semana Nacional do Doador. A ação busca garantir que os estoques estejam abastecidos para atender a demanda e emergências durante as festas de fim de ano.

Programação e incentivos para doadores

A programação se estende até às 13h da próxima sexta-feira (28) no Hemonúcleo, localizado na Rua Pedro Teles, no bairro Manoel Terças. Segundo Jean Carlos, assistente social e coordenador da equipe de captação, os doadores receberão serviços de saúde, beleza, lanches e participarão de sorteios de brindes.

"Estamos organizando ações com profissionais da psicologia, nutricionistas, dentistas, além de serviços como maquiagem, sorteio de brindes e um lanche especial como forma de agradecimento aos nossos doadores", afirmou o coordenador ao g1.

Estoque atual e importância das doações

Jean Carlos revelou que o estoque atual da unidade é considerado 'razoável', mas alertou para a necessidade de mais doações, especialmente no final do ano quando as doações tradicionalmente diminuem.

"Não é fácil conseguir manter o estoque com tanta demanda que temos aqui na região, como cirurgias e acidentes, que acontecem com mais frequência no final do ano. Nesse período, o número de doadores cai bastante", pontuou.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, destacando a importância dos estoques estarem sempre completos nos Centros de Hematologia e Hemoterapia.

Depoimento emocionante e requisitos para doar

A aposentada Sebastiana Araújo compartilhou sua experiência pessoal com a Rede Amazônica Acre, revelando que perdeu três filhos que precisaram de doação de sangue devido à cirrose. "Meus três filhos precisaram receber sangue, morreram de cirrose. Como não tinha sangue, eu ia com eles do Bairro Formoso à maternidade, ou até o Batalhão de Infantaria e Selva (BIS) em busca de sangue", contou emocionada.

A enfermeira Brenda Rocha buscou tranquilizar possíveis doadores: "É um processo simples e dura no máximo 15 minutos. Nossa equipe já é treinada para dar um atendimento personalizado e a população não precisa ter medo na hora de vir doar".

Para doar sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados do responsável)
  • Pesar acima de 50 quilos
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Estar alimentado e apresentar documento oficial com foto

A campanha conta com parceria de instituições, igrejas, empresas privadas e secretarias que enviam grupos para doarem sangue.