Sorocaba identifica oitavo morcego contaminado com raiva em 2025
A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, registrou mais um caso de morcego infectado com o vírus da raiva. O animal foi encontrado no Jardim São Carlos no dia 17 de novembro, conforme divulgado pela prefeitura municipal nesta segunda-feira (24).
Casos acumulados no município
Este já é o oitavo morcego com raiva identificado em Sorocaba durante o ano de 2025. Os casos anteriores foram localizados em diferentes regiões da cidade: Jardim Novo Horizonte, Paineiras, São Carlos, Alto da Boa Vista, Vila Melges, Vila Barão e Vila Guimarães.
Diante da situação, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou imediatamente ações preventivas na área onde o animal foi encontrado. As equipes percorreram imóveis em um raio de 500 metros do local do achado para orientar os moradores e investigar possíveis abrigos de morcegos.
Ações preventivas e orientações à população
Os agentes de zoonoses estão realizando visitas domiciliares para esclarecer a população sobre os hábitos dos morcegos infectados e instruir sobre os procedimentos adequados caso encontrem animais em situações incomuns. Além disso, buscam identificar cães, gatos ou pessoas que possam ter tido contato com o morcego contaminado.
A prefeitura reforça que os moradores devem ficar atentos a situações anormais envolvendo morcegos, como:
- Animais encontrados no interior de residências ou quintais
- Morcegos voando durante o dia
- Animais caídos no chão
Nesses casos, a orientação é entrar em contato imediato com a Zoonoses pelo telefone (15) 3229-7333, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados, o contato deve ser feito com a Guarda Civil Municipal pelo 153.
Vacinação antirrábica gratuita
Os tutores de cães e gatos devem manter a vacinação de seus animais contra a raiva em dia. Sorocaba disponibiliza dois postos para aplicação gratuita do imunizante:
- Rua Nain, nº 57, Jardim Betânia - agendamento pelo (15) 3229-7333
- Avenida Itavuvu, nº 5830, Jardim Hebert de Souza - agendamento pelo (15) 3222-2484
Os animais devem ter pelo menos três meses de idade para receber a vacina. O atendimento telefônico nos dois postos funciona das 9h às 16h.
A raiva é uma doença viral grave que pode ser transmitida para humanos e outros mamíferos, sendo fundamental a adoção de medidas preventivas para conter sua propagação.