Sesapi inicia 2.100 consultas especializadas para diagnóstico precoce de câncer em Teresina
2.100 consultas para diagnóstico de câncer em Teresina

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) deu início, nesta sexta-feira (5), a uma importante ação de saúde voltada para os moradores da capital. Trata-se do Projeto Amei (Atendimentos Médicos Especializados Itinerantes), focado no rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero.

Atendimentos seguem até domingo no HPM

As consultas de triagem estão sendo realizadas no ambulatório do Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado na zona sul de Teresina, e continuam até este domingo, dia 7 de julho. A iniciativa, que já percorreu outros municípios piauienses, chega agora à capital com o objetivo de oferecer acesso rápido a especialistas e identificar possíveis casos de doenças oncológicas de forma antecipada.

Anderson Dantas, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, explicou a importância do projeto. "O objetivo é realizar o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer que são muito prevalentes na nossa população", destacou. A ação é uma resposta à demanda por consultas especializadas, que costumam ter longa espera na rede pública.

Distribuição das vagas e agendamento

A Sesapi disponibilizou um total de 2.100 consultas para os teresinenses, com a seguinte distribuição por especialidade:

  • 900 vagas para Dermatologia
  • 600 vagas para Urologia
  • 600 vagas para Ginecologia

Os agendamentos foram disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e organizados através do Sistema Regula Piauí, garantindo o acesso organizado da população.

Pacientes aprovam a iniciativa e qualidade do atendimento

Logo no primeiro dia, pacientes relataram satisfação com a agilidade e a qualidade do serviço oferecido. Domingos Plácido, morador do povoado São Vicente, zona rural da capital, foi um dos atendidos. "É uma boa iniciativa, pois às vezes demora para conseguir uma consulta, mas aqui foi rápido. O atendimento foi ótimo", contou após ser examinado por um dermatologista.

Vicença Silva, do bairro Promorar, recebeu atendimento ginecológico. "O atendimento foi ótimo, tanto fora do consultório como da médica também. O procedimento foi rápido e deu tudo certo", disse ela, que foi ao local para a retirada de um pólipo.

Silvestre Oliveira, residente no Pedra Mole, também elogiou o serviço após consultar com um urologista. "Recomendo esse serviço, sem dúvida nenhuma. O médico foi excelente e realizou um ótimo atendimento, com muito respeito", afirmou.

Segunda fase: exames e biópsias em novembro

Os pacientes que, durante a triagem, apresentarem necessidade de exames diagnósticos mais específicos ou biópsias, já sairão com os agendamentos marcados. A segunda etapa do projeto Amei acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

"Os pacientes que tiverem manifestação clínica suspeita para algum desses tumores já sairão com os exames e biópsias agendados para essas datas", concluiu o diretor Anderson Dantas. Essa continuidade garante que o caminho para um possível diagnóstico e tratamento não seja interrompido, fechando o ciclo de cuidado proposto pela Sesapi.