Neste sábado (6), o Distrito Federal dá início à vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. A Secretaria de Saúde disponibilizará mais de 40 pontos de atendimento durante o dia.
Onde e quando se vacinar
A campanha especial ocorre apenas neste sábado, das 7h30 às 17h30, dependendo da unidade. Não haverá vacinação no domingo (7). A partir de segunda-feira (8), mais de 100 salas de vacina retomam o atendimento normal, a partir das 7h.
Entre os locais que funcionarão neste sábado estão:
- Feira Central de Ceilândia: das 9h às 17h.
- UBS 1 da Asa Sul e UBS 2 da Asa Norte: das 8h às 17h.
- UBS 5 do Gama: das 7h30 às 17h30.
Para receber a dose, as gestantes devem apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.
Quem pode receber a vacina e sua importância
A imunização é destinada a mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. É administrada uma dose a cada nova gravidez.
O VSR é um vírus sazonal comum no inverno, e suas complicações, como bronquiolite e pneumonia, levaram a 83 mil internações de bebês prematuros no Brasil entre 2018 e 2024. Dados de 2025 mostram um aumento preocupante de 52% nos casos de VSR em bebês.
A nova vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano no país, oferecendo proteção imediata aos recém-nascidos e beneficiando aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos.
Distribuição nacional e meta de cobertura
As doses utilizadas no DF foram enviadas pelo Ministério da Saúde. A pasta anunciou recentemente a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o VSR. O primeiro lote, com 673 mil unidades, começou a ser distribuído aos estados em novembro.
O ministro Alexandre Padilha informou que a aplicação nas gestantes começaria a partir da primeira semana de dezembro. A meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Até 2027, está prevista a aquisição de mais 4,2 milhões de doses.
O Ministério da Saúde também orienta que, com a chegada das novas vacinas, as equipes das unidades aproveitem para verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes para outros imunizantes, como os contra influenza e covid-19. A vacina contra o VSR pode ser aplicada simultaneamente com essas outras.