Campanha de Vacinação Antirrábica em Santarém: Confira o Cronograma Completo dos Bairros
Vacinação antirrábica em Santarém: confira datas

Olha só que notícia importante para quem mora em Santarém e tem um bichinho de estimação em casa! A partir desta quinta-feira, dia 16 de outubro, a prefeitura municipal vai botar o pé na estrada - literalmente - com uma campanha massiva de vacinação contra a raiva animal.

E não é qualquer campanha não, viu? Vão ser nada menos que 11 rotas diferentes percorrendo os bairros da cidade. A coisa é séria e vai até o dia 25 deste mês, então melhor anotar na agenda para não perder o dia do seu bairro.

Quais bairros serão atendidos e quando?

Presta atenção que a lista é grande! A galera da vigilância em saúde dividiu a cidade em setores para garantir que ninguém fique de fora. Vai funcionar assim:

  • Área Verde e Nova República - 16 de outubro (quinta-feira)
  • Santarenzinho e Prainha - 17 de outubro (sexta-feira)
  • Conquista e Amparo - 18 de outubro (sábado)
  • Interventoria e Uruará - 19 de outubro (domingo)
  • Aldeia Amazônica e Diamantino - 20 de outubro (segunda-feira)
  • Jóia e Elcione Barbalho - 21 de outubro (terça-feira)
  • Salé e Santíssimo - 22 de outubro (quarta-feira)
  • Fátima e Laguinho - 23 de outubro (quinta-feira)
  • Cambuquira e Mapiri - 24 de outubro (sexta-feira)
  • Jardim Santarém e Aeroporto Velho - 25 de outubro (sábado)

Ufa! Quase cansei de listar tudo, mas é importante mesmo saber direitinho. E olha que tem mais: algumas comunidades rurais também vão ser atendidas, então a galera do interior fica ligada nas datas específicas da sua região.

Como funciona na prática?

As equipes vão passar de casa em casa, sabe como é? Aquela abordagem tradicional que a gente conhece. Mas tem um detalhe importante - os agentes vão estar devidamente identificados, então fica esperto para não confundir com golpistas. Eles vão usar coletes da prefeitura e crachás visíveis.

Ah, e não precisa se preocupar com custos - a vacina é totalmente gratuita! É um direito seu e do seu animal. A prefeitura que arca com todos os custos, desde a vacina até a logística de aplicação.

Cuidados importantes

Se seu bichinho é daqueles mais ariscos ou nervoso, melhor deixar avisado para a equipe. Eles estão preparados para lidar com diferentes temperamentos, mas uma ajudinha do dono sempre facilita as coisas.

Aliás, você sabia que a raiva é uma daquelas doenças que assustam mesmo? É quase 100% fatal tanto para animais quanto para humanos. Por isso que campanhas como essa são tão cruciais - não é exagero, é prevenção pura.

Pensa comigo: em pleno 2025, ainda temos que nos preocupar com doenças que poderiam ser controladas. Mas pelo menos em Santarém a prefeitura tá fazendo sua parte, né? Agora é a nossa vez de colaborar.

Então já sabe: olha o calendário aí, marca na porta da geladeira e não deixa de vacinar seu companheiro de quatro patas. É rápido, não dói (quase nada) e pode salvar vidas - inclusive a sua.