Dedicação materna além da sala de prova
No domingo (9), enquanto milhares de estudantes realizavam a primeira etapa do Enem 2025, uma cena de apoio familiar chamou atenção em Manaus. Ana Paula Cunha, dona de casa residente do bairro Cidade de Deus, na Zona Norte da capital amazonense, demonstrou que o apoio familiar vai além dos portões dos locais de prova.
Logística desafiadora até o local de prova
Moradores do Cidade de Deus, Ana Paula e seu filho Luan Cunha, de 18 anos, não conheciam o trajeto até a Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, localizada no bairro Mutirão. Por essa razão, o jovem precisou seguir sozinho de aplicativo para o local de prova, chegando com duas horas de antecedência.
"Não sabíamos a logística para chegar até a escola, então ele veio de aplicativo. Chegou com duas horas de antecedência, mas é isso, nada é fácil. Falei que ia esperar ele", relatou a mãe, demonstrando sua preocupação com o bem-estar do filho.
Jornada de quase uma hora no transporte público
Determinada a cumprir sua promessa, Ana Paula embarcou em uma verdadeira peregrinação pelo transporte público de Manaus. A dona de casa enfrentou inicialmente 35 minutos de deslocamento até o terminal de ônibus e mais 15 minutos de ônibus até chegar à escola onde o filho realizava o exame.
"Peguei 35 minutos no terminal e mais 15 de ônibus pra chegar aqui, mas quero estar presente quando ele sair", afirmou Ana Paula, destacando sua determinação em apoiar o filho neste momento importante.
Torcida e esperança pelo futuro
Enquanto aguardava o término da prova, Ana Paula demonstrava ansiedade típica de quem acompanha o esforço de um ente querido. "A gente que é mãe fica nervosa, mas estou aqui na torcida e vai dar tudo certo. Tenho fé em Deus que ele vai passar", compartilhou emocionada.
A dona de casa acompanhou tudo à distância, torcendo para que o esforço do filho fosse recompensado com uma boa performance no exame que pode definir seu futuro acadêmico.
Contexto do Enem 2025 no Amazonas
No Amazonas, os portões dos locais de prova abriram às 11h e fecharam ao meio-dia, uma hora antes do restante do país, devido ao fuso horário local. As provas começaram às 12h30 (horário de Manaus).
Nesta primeira etapa do Enem 2025, os participantes responderam questões de Ciências Humanas e Linguagens, além de produzirem a redação. O exame representa para muitos jovens, como Luan, a porta de entrada para o ensino superior.
Enquanto alguns candidatos perderam a prova por confundirem o horário em Manaus, histórias como a de Ana Paula e Luan mostram a superação e dedicação de famílias brasileiras em prol da educação.