Carlinhos de Jesus retoma dança após 5 meses com doença autoimune
Carlinhos de Jesus volta a dançar após doença autoimune

Um vídeo emocionante do bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus voltando a dançar após cinco meses de tratamento para uma doença autoimune viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (7). As imagens mostram o artista de 70 anos de carreira dando seus primeiros passos de samba durante a recuperação.

Diagnóstico e tratamento da doença

Carlinhos de Jesus está em tratamento para bursite trocantérica bilateral, uma doença autoimune complicada com tendinite nos glúteos. A condição inflama a bainha de mielina, camada protetora dos nervos que transmite comandos cerebrais para os movimentos do corpo.

O artista revelou o impacto emocional da limitação física: "Quando eu vi a minha limitação, de virar para o lado e mandar o comando para minha perna e ela não obedecer, isso pra mim foi um baque muito grande", desabafou o bailarino.

A dança como terapia

O tratamento inclui imunoterapia para fortalecer as defesas do organismo, além de musculação e intensa fisioterapia. Segundo José Vicente Martins, professor de Fisioterapia da UFRJ, a música foi incorporada como parte fundamental da recuperação.

"Ele não só precisava voltar a andar, mas voltar a dançar. Isso fazia com que ele ficasse mais motivado, mais empenhado. Então muitas vezes eu usei a música como base do nosso tratamento", explicou o especialista.

Reação ao sucesso do vídeo

Carlinhos de Jesus confessou que não esperava o alcance que o vídeo alcançou nas redes sociais. "Eu já estava me emocionando, tava mexido, mas não tinha a mínima ideia desse alcance", afirmou o coreógrafo.

Para o artista, que dança há mais de 70 anos, a dança representa muito mais que uma profissão: "A dança é uma válvula de escape, é meu divã, meu travesseiro, meu ombro porque a dança sempre teve nos momentos mais difíceis da vida".

Carlinhos de Jesus é considerado um dos maiores nomes da história da dança de salão no Brasil. Além de sua carreira como bailarino, atua como coreógrafo em produções culturais, do teatro à televisão e grandes eventos. No carnaval, já comandou a comissão de frente de várias escolas, com destaque para a Mangueira, e é fundador do bloco "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", que desfila desde 1991 por Copacabana e Botafogo. Atualmente, participa como jurado técnico fixo no quadro Dança dos Famosos, da TV Globo.