Exercício físico: o segredo para domar o colesterol alto e viver melhor
Exercícios físicos: aliados no controle do colesterol

Quem diria que suar a camisa poderia ser a chave para manter o colesterol sob controle? Pois é, meu caro leitor, a ciência já provou que mexer o esqueleto regularmente não só afina a silhueta como também doma esse vilão silencioso que assombra tantos brasileiros.

O coração agradece

Quando você se mexe, acontece uma revolução no seu organismo. O sangue circula melhor, as artérias ficam mais flexíveis e - pasme - o LDL (aquele colesterol 'ruim') diminui enquanto o HDL (o 'bom') aumenta. É como se seu corpo virasse um alquimista, transformando gordura em energia pura.

Qualquer movimento vale

Não precisa virar atleta de fim de semana. Uma caminhada acelerada de 30 minutos já faz diferença. Dança? Ótimo! Natação? Melhor ainda! Até subir escadas no trabalho conta. O importante é não ficar parado.

E olha só que interessante: pesquisas mostram que quem se exercita regularmente tem até 50% menos chance de desenvolver problemas cardíacos. Nada mal, hein?

Dicas para começar hoje

  • Escolha algo que você realmente goste - se for chato, você desiste rápido
  • Comece devagar e aumente gradualmente
  • Convide um amigo - tudo fica mais divertido
  • Anote seus progressos (isso motiva!)

Ah, e não esqueça de aliar os exercícios a uma alimentação balanceada. Sozinhos eles fazem milagres, mas com ajuda da nutrição adequada, viram super-heróis da saúde.

Lembra daquela sensação gostosa depois de uma atividade física? Pois é, seu corpo está literalmente dizendo 'obrigado'. E seu colesterol? Bem, ele fica quietinho no cantinho dele, comportadinho.