Feriado da Consciência Negra altera serviços em Curitiba nesta quinta
Consciência Negra altera serviços em Curitiba

Os curitibanos precisam se preparar para mudanças no funcionamento de diversos serviços públicos nesta quinta-feira, 20 de novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra. As alterações se estendem também para a sexta-feira, 21 de novembro, por conta da transferência do feriado do Dia do Servidor Público, que seria originalmente em 28 de outubro.

Educação e serviços essenciais

Todas as escolas da rede municipal e estadual, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), permanecerão fechados durante ambos os dias. O retorno das atividades está previsto para segunda-feira, 24 de novembro.

Enquanto isso, os serviços considerados essenciais manterão seu funcionamento normal, operando 24 horas por dia. Entre eles estão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e o Corpo de Bombeiros.

Transporte e atendimento ao público

O sistema de transporte público de Curitiba terá alterações significativas em sua operação. Na quinta-feira, as linhas operarão com a tabela de domingo, porém com reforços. Já na sexta-feira, a tabela será a mesma dos dias úteis, mas com cortes em algumas linhas.

As unidades de atendimento ao público da Urbs estarão fechadas de quinta a domingo, assim como a Rua da Cidadania (Matriz), que não funcionará na quinta, mas retomará o atendimento na sexta, das 9h às 18h.

O Mercado Municipal Capão Raso terá horários diferenciados: na quinta-feira funcionará das 10h às 19h, e na sexta-feira das 9h às 21h. O estacionamento Rui Barbosa estará fechado na quinta, mas abrirá na sexta das 7h às 19h.

Saúde e limpeza pública

Os serviços de saúde terão funcionamento diferenciado durante o feriado. O Samu 192 mantém atendimento ininterrupto, assim como a Central Saúde Já (3350-9000), que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive no feriado, e nos fins de semana das 8h às 20h.

Os Caps II fecharão na quinta e sexta-feira, enquanto os Caps III manterão o atendimento 24 horas para pacientes acolhidos nos leitos. Cinco Unidades Básicas de Saúde abrirão na quinta-feira das 8h às 17h: US São João Del Rey, US Bairro Alto, US Iracema, US Campo Alegre e US Moradias da Ordem.

As oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade continuarão abertas 24 horas durante todo o período do feriado, garantindo atendimento de emergência à população.

Os serviços de limpeza pública também sofrerão alterações. Não haverá coleta domiciliar na quinta-feira, mas o serviço retorna ao normal na sexta. A coleta seletiva funcionará normalmente para os setores atendidos às quintas-feiras. Serviços como remoção de lixo tóxico, ecopontos e coleta de resíduos vegetais e entulhos não funcionarão na quinta-feira.

Cultura, turismo e demais serviços

Os espaços culturais e turísticos de Curitiba terão horários variados durante o feriado. A Rua 24 Horas, as Arcadas do Pelourinho e as Arcadas de São Francisco funcionarão normalmente de quinta a domingo. A torre panorâmica estará aberta das 10h às 18h, com último acesso às 17h30.

O Zoológico de Curitiba e o Passeio Público, que normalmente fecham às segundas-feiras para manutenção, estarão abertos nos outros dias. O Jardim Botânico funcionará normalmente todos os dias das 6h às 19h30, com o Jardim das Sensações aberto das 9h às 17h.

Entre os espaços culturais, o Memorial Paranista, Cine Passeio, Cine Guarani, Cinemateca e Museu Oscar Niemeyer funcionarão normalmente. A Biblioteca Pública do Paraná, no entanto, estará fechada na quinta e sexta-feira.

Os serviços funerários, a Casa da Mulher e diversos serviços da FAS (Fundação de Ação Social) manterão atendimento ininterrupto durante o recesso. O CRAR (Centro de Referência em Animais em Risco) funcionará normalmente para adoção de animais das 9h às 11h30 e de 13h30 às 15h30.

No trânsito, o atendimento ao público na Superintendência de Trânsito (Setran) não funcionará de quinta a domingo, retornando na segunda-feira. Os prazos para recursos que vencerem nos dias 20 ou 21 de novembro poderão ser protocolados até dia 24. As unidades do Detran em todo o estado fecharão na quinta e sexta-feira.