Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, deixa cargo em 31/12/2025
Washington Bandeira deixa Secretaria de Educação do Piauí

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, deixará oficialmente o cargo no próximo dia 31 de dezembro de 2025. A confirmação foi dada pelo governador do estado, Rafael Fonteles (PT), nesta segunda-feira, 22 de abril.

Transição para a campanha eleitoral

A saída do secretário está diretamente ligada ao cenário político eleitoral. Washington Bandeira é apontado como o indicado pelo governador para a vaga de vice-governador na chapa majoritária que buscará a reeleição de Fonteles no estado. Com a proximidade do pleito, o gestor irá se dedicar integralmente à construção do plano de governo, atuando em conjunto com a base aliada.

Em declaração, o governador Rafael Fonteles destacou a competência e a confiança que deposita em Washington Bandeira. "Washington é uma pessoa de muita competência e confiança irá me ajudar nos seminários, onde discutiremos exaustivamente as políticas públicas para que tenhamos um plano de governo que será apresentado em um momento oportuno à população", afirmou.

Quem assume a pasta da Educação?

Com a saída programada de Washington Bandeira, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) terá um novo comandante. O governador anunciou que o superintendente da Seduc, Rodrigo Torres, assumirá a pasta como secretário. Fonteles garantiu que haverá um trabalho de continuidade na gestão educacional do estado.

"Então, o Rodrigo irá assumir a pasta e fará um trabalho de continuidade", completou o governador, sinalizando estabilidade na transição.

Trajetória do secretário

Washington Bandeira Santos Filho possui uma trajetória marcante no serviço público. Antes de assumir a Secretaria de Educação em 2022, no início da gestão de Rafael Fonteles, ele ocupava o cargo de Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Piauí). Sua saída do judiciário trabalhista para ingressar no executivo estadual foi um movimento que chamou a atenção na época.

A definição da chapa majoritária para as próximas eleições no Piauí começa a ganhar forma com essa movimentação, indicando os primeiros passos da campanha pela reeleição do atual governo.