Moraes manda prender Bolsonaro a pedido da PF; ex-presidente planejava fugir
Alexandre de Moraes manda prender Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso preventivamente

Neste sábado, 22 de novembro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu por volta das 6h da manhã, a pedido da Polícia Federal, que cumpriu mandado expedido pelo STF.

Detalhes da prisão preventiva

Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala especial destinada a autoridades. A PF esclareceu que se trata de uma medida preventiva, e não do cumprimento de pena, determinada para garantir a ordem pública. O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto de 2025, decretada por Moraes após descumprimento de medidas cautelares.

Segundo a decisão, Bolsonaro usou redes sociais de aliados, incluindo de seus três filhos parlamentares, para incentivar ataques ao STF e apoiar intervenção estrangeira no Judiciário. A PF alegou que o ex-presidente planejava fugir, o que motivou a prisão preventiva.

Contexto legal e pedido da defesa

Na sexta-feira (21), a defesa de Bolsonaro havia pedido a Moraes que a pena de 27 anos e 3 meses de prisão – pela condenação relacionada à trama golpista – fosse cumprida em regime domiciliar. O pedido foi acompanhado de laudos médicos atualizados, com argumentos de razões humanitárias e estado de saúde do ex-presidente.

Bolsonaro aguarda a análise dos embargos pela Primeira Turma do STF. A prisão ocorre enquanto esse processo está em andamento.