Flávio Bolsonaro reduz diferença para Lula em segundo turno, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
Flávio Bolsonaro se aproxima de Lula em segundo turno, diz pesquisa

Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro se aproximando de Lula em cenário de segundo turno

A disputa pela Presidência da República ganha novos contornos com a divulgação da mais recente pesquisa Atlas/Bloomberg. O levantamento, publicado nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, indica uma significativa aproximação do senador Flávio Bolsonaro em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um possível cenário de segundo turno.

Redução expressiva na diferença de votos

De acordo com os dados apresentados, a margem entre os dois candidatos encolheu consideravelmente desde a última rodada da sondagem, realizada em dezembro. Na ocasião, Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, contava com 41% das intenções de voto, enquanto Lula aparecia com 53%, uma diferença de doze pontos percentuais.

Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, no entanto, o cenário se mostra mais apertado. Flávio Bolsonaro cresceu para 44,9% das intenções de voto, enquanto Lula recuou para 49,2%. A diferença, portanto, caiu para menos de cinco pontos percentuais, considerando uma margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.

Pré-candidatura impulsiona crescimento de Flávio Bolsonaro

O movimento de ascensão do senador está diretamente ligado à oficialização de sua pré-candidatura ao Planalto, ocorrida em dezembro. Desde então, Flávio Bolsonaro tem ampliado suas agendas com políticos e empresários, buscando alavancar sua campanha presidencial com a benção do pai, Jair Bolsonaro.

Esse crescimento, porém, não ocorre sem gerar tensões no campo político. A movimentação de Flávio Bolsonaro tem provocado uma espécie de cisão entre aliados do ex-presidente, especialmente entre aqueles ligados ao Centrão que notadamente apoiam o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a Presidência.

Cenário político em ebulição

A pesquisa também testou cenários de primeiro turno, onde Lula segue liderando as intenções de voto pela reeleição em todas as simulações. No entanto, Flávio Bolsonaro cresceu mais de dez pontos percentuais nos últimos dois meses, encurtando a distância para o primeiro colocado.

Já o governador Tarcísio de Freitas se manteve estável em relação ao último levantamento e, assim como Flávio, aparece na segunda posição, embora mais distante de Lula. O levantamento ainda avaliou o cenário no qual a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disputaria contra o atual presidente.

Encontro adiado reflete tensões internas

As movimentações políticas ganharam contornos concretos nesta semana quando Tarcísio de Freitas cancelou uma visita que faria a Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília. Interlocutores políticos avaliam dois cenários possíveis para esse adiamento:

  • O ex-presidente pediria o apoio do governador à candidatura do filho
  • Bolsonaro embarcaria de vez no nome de Tarcísio para a Presidência, numa chapa ventilada que teria Michelle Bolsonaro como vice

Segundo aliados, o que prevaleceu foi a primeira opção, o que teria levado o governador de São Paulo a adiar o encontro, demonstrando as complexas negociações que antecedem as eleições.

A pesquisa Atlas/Bloomberg revela assim um cenário eleitoral em constante transformação, onde as movimentações de Flávio Bolsonaro reaquecem a disputa presidencial e testam as alianças políticas estabelecidas, criando um ambiente de incerteza e expectativa para os próximos meses da corrida ao Planalto.