
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com seu ministério após o anúncio do ex-presidente americano Donald Trump sobre a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
A medida, que vem sendo chamada de "Tarifaço de Trump", foi anunciada nesta terça-feira (9) e já está causando preocupação no governo brasileiro. Analistas econômicos alertam que a taxação pode ter impactos significativos nas exportações do país.
Reação imediata do Planalto
Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula determinou que os ministros da Economia, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio apresentem um plano de ação para mitigar os efeitos da medida americana.
Entre as possíveis respostas que estão sendo estudadas estão:
- Reciprocidade nas taxações de produtos americanos
- Abertura de novos mercados para exportação
- Ações na Organização Mundial do Comércio (OMC)
Impactos na economia brasileira
Especialistas alertam que setores como:
- Agronegócio
- Indústria aeronáutica
- Setor de mineração
Podem ser os mais afetados pelas novas tarifas. O Brasil exportou para os EUA mais de US$ 30 bilhões em produtos no último ano.
A reunião no Planalto deve definir a estratégia oficial do governo brasileiro para lidar com o que já está sendo considerado a maior crise comercial entre os dois países nos últimos anos.