O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 iniciou neste domingo (9) com a participação de 4,8 milhões de inscritos em todo o país. Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, os candidatos enfrentaram uma maratona de 90 questões divididas entre linguagens e ciências humanas, além da temática da redação que gerou reações diversas entre os estudantes.
Primeiro dia de provas: desafios e impressões
Os estudantes tiveram cinco horas e meia para resolver 90 questões, sendo 40 de língua portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas. A prova foi caracterizada por muitos candidatos como trabalhosa e com excesso de textos, o que tornou o exame particularmente cansativo.
As amigas Vitória Miranda Bernardes e Maria Eduarda Moreira Santos, ambas de 17 anos, compartilharam suas impressões sobre o primeiro dia de provas. "Eu achei a prova bem dinâmica, mas com muito texto e poucas imagens", avaliou Vitória. Já Maria Eduarda destacou o tema da redação: "Deu para explorar bastante e argumentar bem. Achei bem legal".
Tema da redação gera surpresa e divisão de opiniões
O tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira" foi o grande protagonista do primeiro dia de provas, recebendo avaliações contraditórias dos participantes.
Fernanda Gomes, de 18 anos, que fez o Enem pela primeira vez, confessou ter sido pega de surpresa: "A redação me pegou desprevenida, porque eu estava esperando outro tema. Assustei, mas fiz". A candidata adotou uma estratégia incomum durante a prova: fez pausas para saborear 20 peças de sushi que levou consigo.
Júlia Andrade Santos, que presta o exame pela segunda vez e sonha em cursar direito, teve opinião diferente: "O tema da redação não gostei, achei bem fora. Nesse ano tinha muito mais texto e foi mais cansativa".
Experiências diversas entre os candidatos
Letícia Pires, de 29 anos, realizava o Enem pela quinta vez em busca de uma vaga em letras ou psicologia. Ela considerou o nível da prova mediano e destacou a relevância dos temas abordados: "Algumas questões tinham textos bem longos, então foi cansativo, mas achei importantes os temas abordados, como machismo, racismo e o próprio etarismo na redação".
Pedro Henrique Vieira, de 18 anos, descreveu a experiência como desgastante: "Muito texto pra ler, achei muito cansativo. Chegou uma hora que as palavras começaram a embaralhar". Apesar da dificuldade, ele elogiou o tema da redação por abordar uma questão pouco discutida na sociedade.
Beatriz Padovani, também de 18 anos e estreante no exame, confessou ter encontrado dificuldades: "Eu achei bastante complicada, é a primeira vez que eu faço. Sobre o tema da redação, ninguém esperava e não tive muita base para construir".
Próxima etapa e expectativas
O segundo dia do Enem 2025 está marcado para 16 de novembro, quando os candidatos enfrentarão mais 90 questões: 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. Fabrício Capel, que busca uma vaga em gestão financeira, demonstrou otimismo após o primeiro dia: "Achei as questões fáceis, só algumas que eu não sabia. O tema da redação foi o que eu não esperava. Agora é esperar pelo próximo domingo".
Arthur Milani, de 17 anos, que sonha em cursar economia, resumiu o sentimento de muitos participantes: "Achei a prova muito interpretativa, cansativa, mas dentro do esperado, tirando a redação. A redação foi uma surpresa, mas consegui fazer, na medida do possível".