Gestor acusa: 'Administração Trump enrola Brasil' em tarifas
Trump enrola Brasil em negociações, diz gestor

O sócio-fundador da SPX Capital, Rogério Xavier, fez duras críticas à postura dos Estados Unidos em relação ao Brasil durante participação em conferência realizada neste sábado, 8 de novembro de 2025.

Acusação em território americano

Em Boston, nos Estados Unidos, Xavier declarou a um grupo seleto de jornalistas que a administração do ex-presidente Donald Trump está "enrolando o Brasil" nas negociações tarifárias entre os dois países.

O gestor foi enfático ao destacar que todas as sanções impostas contra ministros do Supremo Tribunal Federal brasileiro permanecem em vigor, assim como as tarifas comerciais que afetam produtos brasileiros.

Contexto geopolítico das relações

Para Xavier, a questão central nas relações Brasil-EUA está diretamente ligada à aproximação comercial entre Brasil e China. Ele analisou que os americanos buscam afastar os chineses do mercado brasileiro devido às tensões geopolíticas entre as duas maiores economias do mundo.

"A China é um parceiro estratégico do Brasil. E os Estados Unidos querem afastar um pouco os chineses do Brasil, justamente por conta dessa guerra que eles têm", explicou o fundador da SPX Capital.

Impacto nas negociações comerciais

As declarações foram feitas após a participação de Xavier em painel na conferência MBA Brasil, onde abordou temas econômicos e relações internacionais. O gestor conversou com repórteres de veículos como VEJA, Valor Econômico, Infomoney e Estadão.

Xavier demonstrou ceticismo em relação ao andamento das negociações, sugerindo que o Brasil está sendo levado a acreditar em avanços que não se materializam na prática, com manutenção de barreiras comerciais que prejudicam os interesses nacionais.