Votorantim tem nova troca: Rafael Bassi assume Secretaria de Finanças
Votorantim troca secretário de Finanças; Rafael Bassi assume

A Prefeitura de Votorantim, no interior de São Paulo, anunciou mais uma alteração em seu primeiro escalão. Rafael Bassi é o novo secretário municipal de Finanças, assumindo o cargo no dia 6 de janeiro. Ele substitui Claudio Toledo de Camargo, que ocupava a função de forma interina.

Transição na Pasta de Finanças

Claudio Toledo de Camargo havia sido nomeado para o cargo comissionado de secretário de Administração em setembro de 2025, após a saída de Claudemir Aparecido Muquem. Com a nomeação, ele passou a responder também, temporariamente, pela Secretaria de Finanças. Essa vaga estava aberta desde a saída do então secretário João Luís de Sousa.

A administração municipal confirmou oficialmente a posse de Rafael Bassi através de uma nota, encerrando o período de interinidade. A mudança reforça o processo de reestruturação que a gestão do prefeito Weber Manga vem promovendo desde o início de seu mandato.

Histórico de Mudanças no Secretariado

Desde que Weber Manga assumiu a prefeitura, Votorantim registrou uma série de trocas em pastas estratégicas. Foram dez alterações no primeiro escalão, abrangendo áreas fundamentais para a administração pública.

O ano de 2025 foi particularmente movimentado. Já no início de fevereiro, Robertson Magalhães Jordão foi nomeado como o novo secretário da Saúde, no lugar do médico Claudio Terasaka, que alegou motivos particulares para deixar o posto.

Ainda em fevereiro, Mirian de Oliveira Galvão Zacareli pediu exoneração da Secretaria de Obras e Urbanismo após apenas dois meses à frente da pasta. Em março, a Educação também teve novo titular: Anderson Oliveira Santos, ex-secretário de Mairinque, assumiu no lugar de Luiz Carlos Correa.

Nesse mesmo mês, Fábio Barroso deixou a Secretaria de Meio Ambiente para se dedicar a projetos pessoais. Ele estava no cargo desde 1º de janeiro de 2025. Luiz Carlos Correa, que saiu da Educação, foi então realocado para assumir a pasta do Meio Ambiente.

Mais Alterações em 2025

As mudanças continuaram ao longo do ano. Em julho, foi a vez do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Nilton Wakabayashi, pedir para deixar o cargo. Em setembro, Jean Carlos Nunes Oliveira saiu da Secretaria de Negócios Jurídicos, sendo substituído de forma interina por Jonata Elias Mena.

Esse cenário de rotatividade ilustra os ajustes que a atual gestão municipal tem realizado em sua equipe de secretários, buscando alinhar a administração com seus objetivos de governo para a cidade.

A nomeação de Rafael Bassi para a Finanças encerra, por ora, esse ciclo de alterações, colocando um titular definitivo em uma das pastas mais sensíveis da prefeitura, responsável pela gestão dos recursos públicos do município.