Na madrugada desta sexta-feira (21), as águas do Rio Potengi em Natal foram palco de uma emocionante procissão fluvial que marcou a abertura das comemorações do Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar.
A tradição secular começou ainda durante a noite, com atividades iniciando à meia-noite através de uma salva e vigília. Por volta das 3h30, os barcos iluminados iniciaram o cortejo pelas águas do Potengi, criando um espetáculo de fé e devoção que encantou os presentes.
História e Significado da Tradição
A procissão fluvial relembra um momento histórico ocorrido em 21 de novembro de 1753, quando pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, próximo à Igreja do Rosário, um caixote encalhado numa pedra. Dentro dele estava uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, o vigário da Paróquia na época, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso, conduziu a imagem para a Matriz, inicialmente identificando-a como Nossa Senhora do Rosário. Porém, como a descoberta coincidiu com a data em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, a imagem recebeu o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
Uma curiosidade histórica marcante: o caixote que guardava a imagem trazia a inscrição "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo", tornando a descoberta ainda mais significativa para os devotos.
Programação Completa das Celebrações
Após a procissão fluvial, as celebrações continuaram com uma missa na Pedra do Rosário, encerrando o cortejo matinal. Por volta das 7h30, outra missa foi celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral).
A programação religiosa segue durante todo o dia com diversas atividades:
- Às 15h - Louvores e acolhida aos peregrinos e devotos para a Procissão na Matriz
- Às 16h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
- Às 10h - Santa Missa Solene na Catedral com entrega do Título de Cidadão Natalense ao Arcebispo Dom João Cardoso
- Às 18h - Santa Missa de encerramento presidida por Dom João Santos Cardoso
- Às 19h30 - Show pirotécnico de encerramento
A festa da padroeira começou no dia 11 de novembro e atrai milhares de fiéis todos os anos, consolidando-se como uma das principais tradições religiosas da cidade.