Boato sobre fechamento da Porta Santa de Aparecida por 25 anos é falso
Porta Santa de Aparecida não será fechada por 25 anos

Um boato que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem tem causado alvoroço entre fiéis católicos brasileiros. Publicações afirmam que a Porta Santa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país, localizado no interior de São Paulo, seria fechada na virada do ano e só reaberta em 2050, ou seja, daqui a 25 anos.

A administração do Santuário, no entanto, foi categórica ao desmentir a informação em contato com o g1. A notícia é falsa, e a porta principal da Basílica não será fechada por um quarto de século. O local, que atrai milhões de peregrinos anualmente, segue com suas portas abertas aos devotos.

O significado espiritual das Portas Santas

Para compreender a dimensão do boato, é preciso entender o que representam as Portas Santas no catolicismo. Segundo o padre Edinei Evaldo Batista, da Diocese de São José dos Campos (SP), elas são consideradas acessos simbólicos a Deus.

"No capítulo 10 de São João, nós encontramos a afirmação de Jesus dizendo: 'eu sou a porta das ovelhas'. Então este símbolo remete, em primeiro lugar, à pessoa de Jesus, como a porta pela qual nós temos acesso à salvação", explica o religioso.

Ao passar por uma Porta Santa, o fiel simboliza a decisão de assumir uma nova etapa na vida, um compromisso com uma mudança de mentalidade e de ações, alinhando-se aos ensinamentos de Cristo. É um ritual que faz parte do conceito de Jubileu, uma celebração de origem medieval que representa uma oportunidade de conversão e renovação espiritual.

Quais Portas Santas realmente serão fechadas?

O boato provavelmente se originou de uma confusão com um evento real da Igreja Católica: o Jubileu da Esperança. De fato, quatro Portas Santas ao redor do mundo estão sendo ou serão fechadas, mas nenhuma delas fica no Brasil.

O fechamento segue um cronograma específico:

  • A Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, foi fechada em 25 de dezembro.
  • A da Basílica de São João de Latrão, também em Roma, foi fechada em 27 de dezembro.
  • A da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, foi fechada em 28 de dezembro.
  • A última será a da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que será fechada no dia 6 de janeiro de 2026, em um ritual presidido pelo Papa.

Essas quatro portas permanecerão seladas por um longo período, enquanto a de Aparecida, assim como as demais espalhadas pelo mundo, não estão vinculadas a este jubileu específico.

Passar pela porta não perdoa pecados automaticamente

O padre Edinei Batista também esclarece um ponto importante da doutrina: apenas atravessar a Porta Santa não significa o perdão dos pecados. O ato é um símbolo poderoso, mas deve estar acompanhado de uma verdadeira disposição interior.

"Não basta passar pela porta santa como se fosse um rito mágico. É um símbolo de uma atitude de vida. Eu estou entrando em um estilo novo de vida, vou mudar meu jeito de viver, de pensar, de agir", afirma.

O perdão, segundo a Igreja, vem do arrependimento sincero, da confissão sacramental e do cumprimento da penitência. A porta representa a entrada para esse caminho de transformação, mas não é um atalho.

Apesar de ser um local de profunda simbologia e peregrinação, a Porta Santa do Santuário de Aparecida continua aberta, acolhendo os milhões de fiéis que buscam conforto, fé e renovação espiritual no maior centro de devoção mariana do Brasil.