Manaus recebe nos próximos dias um grande evento para os amantes de peixe fresco e produtos regionais. O Feirão do Pescado vai disponibilizar aproximadamente 50 toneladas de peixe para a população da capital amazonense.
Datas e locais do evento
A ação acontece nesta sexta-feira (27) e sábado (28) em dois pontos estratégicos da cidade. No Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na Zona Sul, e no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Zona Norte.
Além da variedade de pescados, os consumidores também poderão adquirir hortifrúti, hortaliças e café regional nos dois locais de venda. A iniciativa reúne cerca de 24 piscicultores da região.
Espécies disponíveis e origem
Os destaques desta edição são três espécies tradicionais da Amazônia: tambaqui, pirarucu e matrinxã. Todos os peixes comercializados fazem parte da produção de piscicultores de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Novo Airão, Careiro, Presidente Figueiredo e Iranduba.
Respeito ao período do defeso
Segundo o engenheiro de pesca Aprigio Mota, da ADS, o Feirão do Pescado foi cuidadosamente planejado para respeitar o período do seguro defeso. "A ADS está explorando alternativas para garantir a comercialização de peixes criados em tanques de piscicultura, respeitando a proibição da pesca em rios e lagos durante este período", explicou o especialista.
Mota ainda enfatizou que "a iniciativa representa uma oportunidade de comercializar peixes de alta qualidade, como o tambaqui de piscicultura local e o pirarucu de manejo", garantindo assim o consumo responsável durante a época de reprodução dos peixes na natureza.
O evento demonstra o fortalimento da piscicultura como alternativa sustentável para o abastecimento de pescado na região metropolitana de Manaus, especialmente durante o período de defeso, quando a pesca extrativista fica proibida para proteger as espécies nativas.