Atibaia se rende a um festival gastronômico de gigantes: Coxinha de 118 kg e lanche de morango colossal são as estrelas
Atibaia tem coxinha de 118 kg e lanche gigante de morango

Imagine uma coxinha tão colossal que precisaria de uma família inteira – e talvez alguns vizinhos – para devorá-la. Pois é exatamente isso que está acontecendo em Atibaia, cidade do interior paulista conhecida por suas belezas naturais e, agora, por uma façanha culinária de cair o queixo.

Não é exagero. Estamos falando de uma verdadeira atração turística comestível: uma coxinha que pesa nada menos que 118 quilos. Sim, você leu certo. Cento e dezoito quilos de pura felicidade empanada, recheada com um frango desfiado que deve ter consumido uma granja inteira.

Não é só a coxinha que é gigante

Mas espera aí que tem mais! Como se não bastasse a rainha dos salgados em versão monumental, os organizadores do festival decidiram que doces também merecem seu momento de glória. E criaram um lanche de morango que é, basicamente, uma obra de arte açucarada em escala hercúlea.

Duas camadas generosas de pão doce abraçam um recheio que é pura tentação: muito cream cheese e muitíssimos morangos fresquinhos. A coisa é tão grande que deve ser vista de longe – talvez até do espaço, quem sabe.

Quando e onde encontrar essas maravilhas?

O festival já começou e vai agitar Atibaia até o próximo domingo, dia 31 de agosto. Todas essas delícias gigantescas estão concentradas no Pavilhão de Exposições, que fica no bairro do Portão – um lugar que, convenhamos, nunca foi tão literalmente apropriado.

A entrada? Gratuita, é claro! Porque felicidade (gigante) não deveria ter preço, certo? O horário é bem amplo: das 16h até à meia-noite durante os dias de semana, e nos fins de semana a festa começa mais cedo, às 11h da manhã.

E olha, não é todo dia que a gente tem a chance de tirar uma foto ao lado de uma coxinha do tamanho de um bebê elefante. Ou de provar um pedaço de algo que normalmente é individual, mas que aqui vira experiência coletiva. É uma daquelas coisas que rendem histórias para contar por anos – "lembra aquela vez que comemos a coxinha gigante em Atibaia?".

Além dessas duas estrelas principais, o festival oferece um cardápio completo com outras opções gastronômicas, shows ao vivo e um ambiente perfeito para reunir a família e os amigos. Ou seja, mesmo que você não consiga comer 118 quilos de coxinha sozinho (e espero que não consiga), ainda tem mil razões para dar uma passada por lá.

Afinal, quantas vezes na vida a gente tem a oportunidade de ver – e provar – algo realmente monumental? Atibaia está de parabéns por essa iniciativa que mistura gastronomia, turismo e pura diversão. Uma verdadeira celebração do exagero delicioso!