Fest Aruanda 2025: 20ª edição do festival de cinema começa em João Pessoa
Fest Aruanda 2025 inicia com programação gratuita em JP

O cenário cultural da Paraíba ganha um dos seus principais eventos a partir desta quarta-feira, 3 de dezembro. O Fest Aruanda 2025 dá início à sua 20ª edição, consolidando-se como um dos mais importantes festivais de cinema do Nordeste. Com uma programação vasta e totalmente gratuita, o festival ocupa diferentes pontos de João Pessoa até o dia 10 de dezembro.

Programação repleta de atrações nacionais

A abertura oficial acontece no Cinépolis do Manaíra Shopping, a partir das 20h, com a exibição do documentário musical "ARY", dirigido por André Weller, que estará presente. O filme traça a trajetória do icônico artista Ary Barroso. Antes da sessão, às 18h30, ocorre o lançamento do livro "Lula, Volume 1", de Fernando Morais.

Um dos grandes momentos populares do festival está marcado para a sexta-feira, dia 5, no Busto de Tamandaré. Após a exibição do documentário "Me Chama Que Eu Vou", de Joana Mariani, que conta a história do cantor, Sidney Magal sobe ao palco para o "Baile do Magal", prometendo agitar o público com seus sucessos.

Mostras competitivas e homenagens especiais

Além das sessões especiais, o Fest Aruanda mantém seu caráter competitivo, com mostras que destacam a produção audiovisual contemporânea. A Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva "Sob o Céu Nordestino" apresentam dezenas de filmes, entre curtas e longas-metragens, disputando os troféus do festival. As exibições ocorrem principalmente no cinema do Manaíra Shopping.

O evento também presta homenagens significativas. Na quinta-feira (4), no Busto de Tamandaré, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) recebe o Troféu Aruanda pela sua contribuição à cultura, em reconhecimento aos 5 anos da Lei Aldir Blanc. A noite ainda terá um tributo a Raul Seixas com diversos artistas. No encerramento, dia 10, será a vez de Geraldo Vandré ser homenageado com o troféu que leva seu nome, celebrando seus 90 anos.

Debates, oficinas e atividades formativas

O Fest Aruanda vai além das projeções, promovendo um rico debate sobre a cultura e a indústria audiovisual. No Auditório Cabo Branco (Hotel Aram), na sexta-feira (5), acontecem conferências sobre desenvolvimento regional com Paulo Alcoforado, da Ancine, e sobre o legado da Lei Aldir Blanc com Jandira Feghali.

Nos dias seguintes, na Sala Bessa (Hotel Aram), uma série de debates reúne diretores dos filmes em competição para discussões com o público. A programação também inclui atividades como a oficina "Cartografias do corpo negro na tela", com Carine Fiúza, e uma masterclass técnica sobre pós-produção.

A entrada para todas as atividades é gratuita, tanto no Manaíra Shopping quanto no espaço ao ar livre do Busto de Tamandaré. A programação completa, com horários e locais de cada sessão, debate e show, está disponível para consulta.