A piauiense Gabriela Lacerda, de 23 anos, está representando o Brasil no Miss Universo 2025, que acontece na Tailândia. A final da competição está marcada para esta quinta-feira (20), mas já durante as eliminatórias preliminares na madrugada de quarta-feira (19), a brasileira chamou atenção com uma homenagem especial à padroeira do Brasil.
Homenagem à Nossa Senhora Aparecida
No segmento dedicado aos trajes típicos nacionais, Gabriela desfilou vestida de Nossa Senhora Aparecida, demonstrando sua fé católica e orgulho pelas tradições religiosas brasileiras. O traje foi criado pelo renomado designer Mario Cezar especialmente para a ocasião.
Em suas redes sociais, a modelo expressou sua devoção com a mensagem: "Te amo Mãe! Toda honra e glória ao teu filho". Além da apresentação com o traje típico, Gabriela também desfilou de biquíni durante a etapa preliminar do concurso.
Trajetória de sucesso nos concursos
Gabriela Lacerda conquistou o título de Miss Universe Brasil na noite de 13 de fevereiro deste ano, tornando-se a segunda piauiense a receber esta honraria. A primeira foi Monalysa Alcântara, em 2017.
Sua jornada no mundo dos concursos começou cedo: aos 9 anos de idade ela já iniciava sua carreira como modelo. Aos 11 anos, em 2013, participou do Mini Miss Piauí, dando início a uma trajetória de conquistas:
- Aos 15 anos, em 2017, foi eleita Miss Teen Teresina
- No mesmo ano conquistou os títulos de Miss Teen Piauí e Miss Teen Brasil
- Em 2018 ficou entre as 12 finalistas no Miss Teen Mundial no Equador
- Em 2021 foi vice-campeã do Miss Universo Brasil e recebeu o título de Miss Simpatia
- Em 2025 conquistou a coroa de Miss Universe Brasil
Vida além dos concursos
Nascida e criada em Teresina, no Piauí, Gabriela mudou-se para São Paulo em 2018 para perseguir seus sonhos. Além de modelo, ela é jornalista formada e fala inglês fluentemente.
Seu compromisso social é outro aspecto marcante de sua trajetória. Gabriela atua como embaixadora da ONG Mães da Sé, organização não governamental que auxilia famílias na busca por entes desaparecidos. Ela conheceu o projeto há dois anos e desde então tem trabalhado para divulgar e fortalecer esta causa.
"A gente quer falar sobre os desaparecidos que muitas vezes são esquecidos pela própria lei e pela Justiça deste País", destacou a miss em entrevista anterior.
Gabriela também já demonstrou talento para a atuação, participando em 2024 da encenação da Paixão de Cristo em Teresina, onde interpretou Salomé. Durante as apresentações, um momento inusitado com o ator Paulo Betti, que interpretava Herodes, rendeu boas risadas quando ela acidentalmente derrubou o veterano ator durante uma cena.
Agora, com os olhos do mundo da beleza sobre ela, Gabriela Lacerda busca conquistar a coroa do Miss Universo 2025 para o Brasil, carregando consigo não apenas sua beleza, mas também sua história, talentos múltiplos e compromisso com causas sociais.