Dois anos após tragédia, mãe de fã de Taylor Swift relembra carta da cantora
Mãe de fã relembra carta de Taylor Swift 2 anos após morte

Dois anos após a trágica morte da filha durante um show da turnê "The Eras Tour", a mãe de Ana Clara Benevides, Adriana Benevides, compartilhou publicamente um gesto de solidariedade que recebeu da cantora Taylor Swift. Em uma sequência de fotos publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (25), Adriana relembrou momentos felizes da filha e revelou uma dedicatória especial enviada pela artista norte-americana.

O gesto de Taylor Swift para a família

Em entrevista ao g1, Adriana Benevides contou que, mesmo não tendo conseguido ir a São Paulo após a morte da filha, Taylor Swift fez questão de enviar uma mensagem à família. A cantora mandou uma foto de Ana Clara com a mensagem "Eu te amo", escrita e autografada por ela própria.

Além disso, a produção da turnê entrou em contato com a família para convidá-los para a terceira e última apresentação da cantora em São Paulo, em 2023. "A produção da Taylor se disponibilizou a nos levar para assistir ao último show da turnê no Brasil", relatou Adriana. "Fiquei muito feliz que a Dani [amiga de Ana Clara] pôde realizar esse sonho. Ela não tinha assistido ao show por causa de tudo o que aconteceu e, dessa vez, teve todo o suporte e ainda conseguiu tirar foto com a Taylor".

Na época, Adriana agradeceu pelo convite, mas afirmou que não tinha condições emocionais de comparecer. "Eu não tinha condição de ir, ainda é muito difícil pra mim. Sei que a Ana ficaria muito feliz em me ver no show da vida dela, mas eu não tinha condição de realizar esse sonho por ela", desabafou.

A tragédia no estádio Nilton Santos

Ana Clara Benevides Machado morreu no dia 17 de setembro de 2023, durante o primeiro show da turnê de Taylor Swift no Brasil, realizado no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O dia foi marcado por temperaturas extremamente altas e por críticas à organização do evento, que impediu o acesso do público com garrafas d'água.

A própria Taylor Swift pausou a apresentação ao perceber que pessoas passavam mal na plateia, pedindo ajuda para os fãs. Conforme relatado pela amiga Daniele Menin, que estava com Ana Clara, a jovem começou a passar mal durante a apresentação da música "Cruel Summer", a segunda do repertório da noite.

A causa oficial da morte ainda não foi totalmente esclarecida. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que ela sofreu uma parada cardiorrespiratória, e o Instituto Médico-Legal (IML) ficou responsável por atestar as causas do óbito.

A memória de uma grande fã

Amigos de Ana Clara contaram que ela era uma fã dedicada de Taylor Swift e planejou a ida ao show por meses. Nas redes sociais, ela compartilhou a empolgação e os vídeos da chegada ao estádio. Daniele Menin, que conheceu Ana na faculdade em Mato Grosso, planejou a viagem com ela para o Rio de Janeiro.

"A gente falava sempre que quando ela [Taylor Swift] viesse pro Brasil a gente ia dar um jeito de ir, o ingresso foi caríssimo, mas mesmo assim demos um jeito", comentou Daniele em 2023, logo após a morte da amiga. "Estar no show da Taylor Swift era um sonho para as duas".

Após o ocorrido no estádio, Ana Clara foi encaminhada a um hospital, mas não resistiu. Daniele a acompanhou e foi a primeira pessoa a receber a notícia do falecimento. "Estávamos só nós duas aqui no Rio, recebi a notícia da morte no hospital", relembrou.

O corpo de Ana Clara foi sepultado na cidade de Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul, no dia 21 de setembro de 2023. Familiares e fãs de Taylor Swift se uniram em uma vaquinha online e, em menos de 12 horas, levantaram os R$ 30 mil necessários para custear o traslado do corpo.

O caso gerou grande comoção nacional e levou a discussões sobre a segurança e as condições oferecidas em grandes eventos no país, resultando inclusive em projetos de lei para permitir a entrada de garrafas d'água em shows.