Músico Julio Reny sofre agressão e tem descolamento da retina
Julio Reny agredido: descolamento da retina

Agressão violenta deixa músico gaúcho com lesões graves

O renomado músico gaúcho Julio Reny, de 66 anos, foi vítima de uma violenta agressão física no último sábado (8), logo após realizar um show. As informações sobre o ocorrido foram divulgadas pela sua filha, Consuelo Vallandro, através das redes sociais.

Detalhes do ataque e consequências para a saúde

De acordo com o relato da filha ao g1, o agressor utilizou uma estatueta do Prêmio Açorianos de Música - conquistado por Julio no dia 5 de dezembro - para desferir golpes contra o rosto do artista. Como resultado da violência, o músico sofreu descolamento da retina e diversas lesões faciais.

Consuelo revelou que, devido às lesões, seu pai perdeu parte da visão e atualmente aguarda a marcação de uma consulta pelo SUS que deve preceder a cirurgia necessária. A situação é particularmente delicada considerando a condição emocional e psiquiátrica do artista.

Campanha de solidariedade e contexto profissional

Diante das circunstâncias, a família iniciou uma campanha online para arrecadar recursos que possam cobrir dois meses de cuidadoras em tempo integral (24 horas). Estima-se que a cirurgia deva ocorrer até o final de novembro, seguida por um período de recuperação de 30 a 45 dias para que Julio possa recuperar a visão e sua autonomia.

O momento é especialmente triste, conforme destacou Consuelo, pois Julio Reny estava numa fase positiva de sua carreira, com retomada de shows após uma campanha de doações para pagar dívidas. Com mais de 45 anos de trajetória musical, o artista é cantor, compositor e foi líder de bandas icônicas como Cowboys Espirituais, KM 0, Expresso Oriente e Irish Boys.

Entre seus maiores sucessos do rock regional estão "Amor & Morte", "Jovem Cowboy" e "Não Chores, Lola". Recentemente, o músico havia comemorado quatro décadas de carreira com uma apresentação especial.

A filha informou que o agressor era uma pessoa "de extrema confiança e convívio" da família, e que o ataque ocorreu em razão de um surto, possivelmente associado ao consumo de álcool. Um boletim de ocorrência deve ser registrado ainda nesta quarta-feira (12).