Ana Paula Renault reafirma posicionamento político no BBB 26 e polariza reality
Ana Paula Renault é lulista no BBB 26 e polariza reality

Ana Paula Renault reafirma posicionamento político no BBB 26 e polariza reality

Pela segunda vez confinada no Big Brother Brasil da TV Globo, a jornalista mineira Ana Paula Renault se destaca e assusta os adversários repetindo a estratégia que a projetou em edição anterior do reality show. Ao expor com clareza o que pensa, a participante inibe outros brothers que não conseguem sustentar suas argumentações, especialmente os homens, e assume uma voz de liderança que reduz os demais a coadjuvantes.

Posicionamento político escancarado

Em um programa que, em outros tempos, se prezava por gritarias e conflitos superficiais, o BBB tem se nivelado por questões do dia a dia que mexem com torcidas polarizadas politicamente. Temas como racismo, homofobia e agressão a mulheres se tornaram recorrentes na cozinha ou à beira da piscina. Ana Paula não se esconde em cima do muro; pelo contrário, pula para o lado esquerdo sem pestanejar, com uma bandeira escancarada que ninguém duvida qual seja a cor.

A veterana já teve embates com outros participantes devido a este seu posicionamento político. No início do confinamento, afirmou que preferia não entrar no assunto, porém, fora da casa, já declarou sua visão política em diversos momentos, sendo abertamente contra o bolsonarismo e se identificando com ideias de esquerda.

Repertório e senso crítico geram debates

Durante uma conversa em que falava que não gostou de ser chamada de patroa pelos demais, ela teve o apoio de Tia Milena, que comentou se sentir atacada por igual. Ele atacou diretamente eu e você, disse a merendeira. A jornalista, no entanto, corrigiu a parceira de jogo, colocando o foco na gravidade da ofensa direcionada especificamente a Milena. Não, ele atacou você. A vítima da situação toda é você, Tia Milena, afirmou.

Diante da reação contrariada de Milena, que rejeitou o rótulo de vítima, Ana Paula explicou a problemática por trás do discurso de Matheus. Desse discurso dele carregado de um racismo estrutural, Tia Milena. Por que a gente não pode ser amiga? Por que que eu tenho que ser sua patroa, por que você não pode ser a minha?, questionou. Seu repertório e senso crítico geram ataques de quase todos os lados lá dentro e campanhas de ódio aqui fora.

Estratégia polarizadora e engajamento

No peso das palavras, sua postura é a de puxar o debate público com temas espinhosos para a direita, sabendo desde antes o que causa engajamento nas redes sociais. Espertamente, Ana Paula joga com o telespectador tal como joga com outros brothers, que caem em sua armadilha ao serem escancarados aos leões de suas felinas declarações. Ela entendeu que, quem tenta agradar aos dois lados, não agrada a lado algum.

Nas redes sociais, Ana Paula sempre se manifestou em diversos episódios políticos que ganharam repercussão. Em 2023, por exemplo, discutiu com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) durante um voo comercial, chegando a compartilhar um abaixo-assinado online pedindo a cassação do parlamentar. A briga aconteceu em meio à repercussão de um discurso do parlamentar na Câmara dos Deputados considerado transfóbico, quando ele usou uma peruca no Dia Internacional da Mulher e afirmou ter lugar de fala.

Por ora, segue firme como a protagonista do BBB 26 em sua luta por uma vitória nessa reeleição por dias melhores, mantendo-se como uma figura central que movimenta o reality com sua franqueza e posicionamento político bem definido.