Ano Novo em Juazeiro: confira o que abre e fecha no feriado de 1º de janeiro
O que funciona em Juazeiro do Norte no feriado de Ano Novo

O feriado de Ano Novo, celebrado na próxima quinta-feira (1º de janeiro), trará mudanças significativas na rotina de serviços e estabelecimentos em Juazeiro do Norte, no Ceará. A data, observada em todo o Brasil, altera o funcionamento do comércio, bancos, farmácias e do sistema de transporte público na cidade.

Funcionamento do comércio e serviços essenciais

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte, as lojas de rua estarão fechadas durante todo o feriado. Os supermercados também devem seguir o mesmo procedimento e não abrirão as portas no dia 1º de janeiro.

As farmácias e drogarias, por serem consideradas atividades essenciais, têm permissão para funcionar normalmente, mesmo aos sábados, domingos e feriados. No entanto, conforme orientação do sindicato que representa o setor no Ceará, cada estabelecimento deve observar as condições específicas de sua Convenção Coletiva de Trabalho e seguir sua própria escala de programação.

O setor bancário terá expediente encerrado. O último dia do ano para atendimento presencial ao público será na terça-feira (30). Na quarta-feira (31), não haverá expediente bancário e as compensações não serão efetivadas. As agências permanecerão fechadas no feriado de quinta-feira (1º).

Os Correios também terão horário especial: na quarta-feira (31), o atendimento vai até as 14h. No dia 1º de janeiro, não haverá funcionamento nas agências.

Atendimento em shoppings e centros de compras

Os shoppings da cidade adotarão horários diferenciados. O Cariri Shopping funcionará com horário reduzido na véspera, dia 31: lojas e quiosques abrem das 10h às 17h, e a praça de alimentação das 10h às 19h. No feriado em si, as lojas, quiosques, praça de alimentação e o Mercadinho São Luiz permanecerão fechados. O cinema operará conforme sua programação normal.

Já o La Plaza Shopping terá funcionamento das 11h às 18h para lojas e quiosques no dia 31, com a praça de alimentação aberta das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro, as lojas e quiosques não abrirão, mas a praça de alimentação funcionará em horário estendido, das 10h às 22h30.

Estabelecimentos como o Graveto e o Parque Pakaraka estarão fechados. A rede 50 Sabores abrirá das 12h às 22h, e o Pizza Hut das 16h30 às 22h.

A Ceasa Cariri funcionará normalmente na quarta-feira (31), mas os três entrepostos estarão fechados no feriado, retomando as atividades na sexta-feira (2).

Transporte, energia e pontos turísticos

O sistema de VLT do Cariri, operado pela Metrofor, terá suas linhas funcionando das 5h30 até aproximadamente 18h30 na quarta-feira, dia 31. Nesta data, excepcionalmente, não será permitido o embarque com bicicletas. No dia 1º de janeiro, não haverá operação do metrô e dos VLTs. Passageiros podem consultar horários específicos no site oficial da empresa.

A Enel Distribuição Ceará colocará cerca de 440 equipes de plantão em pontos estratégicos do estado durante o Réveillon, com atenção especial para áreas turísticas. Duas subestações móveis estarão disponíveis para atender ocorrências de maior porte. O atendimento ao cliente funcionará 24 horas pela Central de Relacionamento no 0800-285-0196. As lojas de atendimento da Enel funcionarão até as 12h do dia 31, estarão fechadas no dia 1º e reabrirão normalmente no dia 2.

Para quem busca programação cultural e de lazer, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, onde está a estátua do Padre Cícero, estará aberto normalmente para visitação. Na véspera de Ano Novo, a Missa de Ano Novo acontece às 22h, seguida por show pirotécnico à meia-noite. O teleférico do Horto funcionará normalmente no dia 31, das 8h às 17h, com primeiro embarque às 9h e último às 16h40. No feriado, o teleférico estará fechado.

O Complexo Mirante do Caldas estará fechado na quarta-feira (31), mas funcionará normalmente no dia 1º de janeiro. Já o Centro Cultural Banco do Nordeste e o Centro Cultural do Cariri permanecerão fechados no feriado. O centro cultural do banco só reabrirá no dia 13 de janeiro.

Bares e restaurantes funcionarão a critério de cada estabelecimento, conforme definido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).