Comunidade Anã celebra Dia da Consciência Negra com Sarau e projetos sustentáveis
Sarau na Comunidade Anã mostra projetos sustentáveis

Evento celebra cultura e desenvolvimento comunitário

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, a Comunidade Anã, localizada às margens do Rio Arapiuns, vive um momento especial de celebração e reconhecimento. A Escola Nossa Senhora de Fátima realiza o II Sarau História de Vida e Construção de Saberes, coincidindo com as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra.

Estudantes apresentam pesquisas sobre organização comunitária

Alunos do 6° ao 9° ano, sob orientação de seus professores, vão expor os resultados de investigações realizadas sobre o processo de organização local. As pesquisas demonstram como iniciativas positivas têm contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer livros escritos e organizados pelos próprios estudantes. Além disso, poderão degustar iguarias e comidas típicas da cultura africana, enquanto os alunos do Ensino Médio desenvolvem atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Quatro pilares do desenvolvimento comunitário

A exposição vai destacar quatro projetos fundamentais que estão em plena atividade na comunidade:

Barco Comunitário - APAA: Com 41 anos de existência, este serviço surgiu da necessidade dos moradores acessarem a cidade de Santarém para comercializar seus produtos, como farinha. Inicialmente era um pequeno barco, mas através da Associação dos Piscicultores e Agroextrativistas de Anã (APAA), conseguiu parcerias que permitiram sua ampliação.

Atualmente, o barco denominado Josué Yeshuah faz a linha entre Anã e Santarém duas vezes por semana, com capacidade ampliada para passageiros e cargas.

Projeto Musa: Começou como um modesto projeto de piscicultura em 1999, com apoio da Prefeitura de Santarém. O entusiasmo dos moradores levou à criação do grupo Mulheres Sonhadoras em Ação (MUSA) em 2005. O grupo expandiu a criação de peixes em tanques-rede e a produção manual de ração.

Recentemente, o Musa adquiriu equipamentos para montar uma fábrica de ração. Os peixes produzidos abastecem tanto a comunidade quanto a Pousada Comunitária.

Melipomel: Desenvolvido desde 2005, este projeto consiste no manejo de abelhas sem ferrão das espécies Tucano e Jandaíra. Além de produzir mel de alta qualidade, as abelhas desempenham papel crucial na polinização das árvores frutíferas da comunidade.

Turismo de Base Comunitária: Ativo desde 2006, o projeto conta com uma pousada comunitária construída em 2013. A estrutura possui arquitetura regional, com cobertura de palha e redário para receber visitantes.

Os turistas que visitam a comunidade percorrem um corredor de tecnologias sociais que inclui desde o manejo de peixes em tanques-rede até as praias, sistema de abastecimento de água, produção de ração e meliponicultura.

Modelo de desenvolvimento sustentável

Os projetos apresentados no sarau representam um modelo bem-sucedido de desenvolvimento comunitário que combina tradição, inovação e sustentabilidade. Cada iniciativa demonstra como a organização coletiva pode gerar soluções práticas para desafios locais, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente e fortalece a identidade cultural.

O II Sarau História de Vida e Construção de Saberes na Comunidade Anã se consolida como um espaço importante para valorização dos saberes locais e celebração das conquistas coletivas, especialmente em uma data tão significativa como o Dia Nacional da Consciência Negra.