Assembleia em Ação oferece 50 serviços gratuitos no Renascença I
50 serviços gratuitos no Assembleia em Ação

Neste sábado (29), a Praça do Renascença I, na Zona Sudeste de Teresina, se transformou em um grande polo de cidadania durante a segunda edição do projeto Assembleia em Ação. A iniciativa, resultado da parceria entre a Rede Clube e a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), ofereceu mais de 50 serviços gratuitos à população.

Sucesso de participação popular

Segundo Flávia Portela, diretora comercial da Rede Clube, a segunda edição do projeto foi motivo de orgulho para os organizadores. "Pra gente é um motivo de muito orgulho estar entregando a segunda edição como mais um sucesso", afirmou. Ela destacou que a expectativa é dar continuidade ao projeto no próximo ano, com planos de levar a ação para todas as áreas de Teresina e retomar em 2026 ainda maior e melhor.

Ludson Andrade, gerente de marketing da Rede Clube, explicou que o objetivo do evento é descentralizar serviços e facilitar o acesso da população. "É uma manhã de serviços e cidadania para o público da região Sudeste, e não somente da região Sudeste, mas da região Sul e de toda Teresina", completou.

União de forças pelo bem comum

O presidente da Alepi, Severo Eulálio, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes instituições para a oferta dos serviços. "A primeira edição foi um sucesso e aqui não está sendo diferente. Participação popular intensa, mais de 50 serviços ofertados gratuitamente, pelo Governo do Estado, pela Prefeitura Municipal, pelos servidores da Assembleia, por parceiros que se somam", disse.

Eulálio ressaltou que muitos dos serviços oferecidos são essenciais, mas que as pessoas nem sempre conseguem realizar no dia a dia devido à correria da rotina.

Diversidade de serviços oferecidos

O evento contou com uma ampla gama de serviços gratuitos, incluindo:

  • Procon Alepi: recebimento de reclamações e denúncias
  • Identidade Nacional: emissão do novo documento pela SSP-PI
  • Saúde: vacinação para adultos, testes de glicemia e aferição de pressão
  • Ônibus Lilás: atendimento psicossocial e jurídico para mulheres
  • Orientação jurídica gratuita pela Defensoria Pública e ICEV
  • Beleza e bem-estar: cortes de cabelo, design de sobrancelhas e terapias integrativas
  • Cadastro de animais no Sistema SinPatinhas
  • Agricultura familiar com feira de produtos

A primeira edição do Assembleia em Ação havia ocorrido no bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina, onde mais de três mil pessoas foram atendidas nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e jurídica.

O projeto conta com o apoio de mais de 30 parceiros e tem como objetivos ampliar o acesso da comunidade a direitos básicos, promover inclusão social e aproximar o Poder Legislativo dos moradores.