O grande evento que antecede a Copa do Mundo de 2026 está prestes a começar. Nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, o mundo do futebol terá os olhos voltados para Washington, nos Estados Unidos, onde serão sorteados os 12 grupos da competição que promete ser histórica.
Data, horário e transmissão do sorteio
O sorteio está marcado para as 14 horas (horário de Brasília) e será realizado no emblemático Kennedy Center, na capital norte-americana. Para os torcedores brasileiros que não querem perder nenhum detalhe, a cerimônia terá cobertura ao vivo em várias plataformas. A transmissão poderá ser acompanhada pela TV Globo, SBT, Sportv, CazéTV, Ge tv e no aplicativo FIFA+.
Brasil no pote 1 e formato inédito da Copa
A Seleção Brasileira, como era esperado, está entre as cabeças de chave e foi alocada no Pote 1. Ela se junta a outras potências do futebol e aos países-sede. A Copa do Mundo de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções, expandindo o formato tradicional. O torneio será sediado conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
Além do Brasil, completam a lista de cabeças de chave do Pote 1: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, México e Portugal. A tabela completa com os horários e estádios de todos os jogos será divulgada pela Fifa apenas no sábado, dia 6.
Os potes e as vagas remanescentes
Atualmente, 42 das 48 vagas já estão preenchidas. As outras seis serão definidas em repescagens no ano que vem. A divisão dos potes para o sorteio de hoje é a seguinte:
Pote 2: Austrália, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Irã, Japão, Marrocos, Senegal, Suíça e Uruguai.
Pote 3: África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Catar, Costa do Marfim, Egito, Escócia, Noruega, Panamá, Paraguai, Tunísia e Uzbequistão.
Pote 4: Cabo Verde, Curaçao, Gana, Haiti, Jordânia, Nova Zelândia, além dos seis classificados que virão das repescagens.
Quatro vagas finais serão decididas na repescagem europeia, que acontece entre 26 e 31 de março de 2026, com grandes seleções como Itália, Dinamarca, Suécia e Polônia ainda na briga. As outras duas vagas virão de uma repescagem intercontinental, também em março de 2026, com confrontos que envolverão Bolívia, Nova Caledônia, República Democrática do Congo, Iraque, Jamaica e Suriname.
O sorteio de hoje define o caminho inicial das seleções rumo ao título mundial. A partir das 14h, o destino de 48 nações começará a ser traçado no Kennedy Center, dando o pontapé inicial oficial para a maior Copa do Mundo da história.