Brasil goleia Portugal por 5 a 0 e encerra 2025 com chave de ouro
Seleção feminina goleia Portugal por 5 a 0 em amistoso

A seleção brasileira feminina encerrou o ano de 2025 com uma atuação arrasadora. Nesta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias aplicou uma goleada por 5 a 0 na seleção de Portugal, em um amistoso realizado no Estádio Municipal de Aveiro. A vitória serve como um alívio após a derrota por 3 a 1 para a Noruega, na última sexta-feira, e marca um final positivo para o ciclo de jogos do ano.

Primeiro tempo avassalador decide a partida

O Brasil entrou em campo com determinação e resolveu o jogo ainda na etapa inicial. Em um primeiro tempo de alto nível, a equipe canarinho marcou três gols e dominou completamente as ações. A abertura do placar foi quase instantânea: logo no primeiro minuto, Gabi Zanotti aproveitou cruzamento de Dudinha e cabeceou para o fundo das redes.

O ritmo intenso se manteve, e aos 16 minutos, Ludmila ampliou a vantagem. A atacante recebeu em profundidade, chegou à linha de fundo e, com inteligência, aproveitou o posicionamento adiantado da goleira Inês Pereira para marcar. A pressão continuou, e aos 36 minutos, foi a vez de Dudinha balançar as redes, após novo cruzamento de Ludmila.

Durante todo o primeiro tempo, a goleira brasileira Lelê praticamente não foi testada, tamanho foi o domínio da equipe visitante. Tainá Maranhão também brilhou, criando duas boas chances que exigiram defesas da arqueira portuguesa.

Segundo tempo mais tranquilo e fechamento do placar

Com a partida praticamente decidida, o segundo tempo teve um ritmo mais controlado. O técnico Arthur Elias aproveitou para rodar o elenco e testar outras opções. Apesar do controle brasileiro, Portugal conseguiu sua primeira chance de perigo com Ana Capeta, que não alcançou um cruzamento rasteiro.

O Brasil, no entanto, seguiu ampliando. Aos 27 minutos, Isabela, que havia entrado no lugar de Yasmim, marcou seu primeiro gol com a camisa da Amarelinha. Ela subiu mais alto que a marcação em um escanteio cobrado por Luany e desviou de cabeça para o gol.

O quinto e último gol veio nos minutos finais, aos 44, de pênalti. Catarina Amado cometeu a falta em Bruninha dentro da área. Na cobrança, Bia Zaneratto foi certeira, chutando no meio do gol e fechando o placar em 5 a 0.

Preparação para a Copa do Mundo de 2027 segue a todo vapor

Este amistoso faz parte da preparação da seleção brasileira feminina para a Copa do Mundo de 2027, que será sediada no Brasil. A vitória por goleada contra Portugal dá um importante ânimo ao grupo após o revés contra a Noruega.

O ano de 2025 já havia sido positivo para a equipe, com a conquista da Copa América feminina. A seleção só voltará a atuar em 2026, quando terá no calendário, além de amistosos, a próxima edição da Copa América, que também deve ser realizada em solo brasileiro como evento-teste para o Mundial.

Escalações do jogo:

Brasil: Lelê; Tarciane, Thaís Ferreira e Fê Palermo; Tainá Maranhão (Luany), Brena (Ary Borges), Duda Sampaio (Vitória Yaya) e Yasmim (Isabela); Ludmila (Bruninha), Dudinha e Gabi Zanotti (Bia Zaneratto). Técnico: Arthur Elias.

Portugal: Inês Pereira; Lúcia Alves (Maísa Correia), Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado; Andreia Jacinto (Andreia Faria), Carolina Correia e Jéssica Silva (Beatriz Fonseca); Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Carolina Santiago (Ana Capeta). Técnico: Francisco Neto.

Local: Estádio Municipal de Aveiro (POR).
Árbitra: Riem Hussein (ALE).
Gols: Gabi Zanotti (1'/1ºT), Ludmila (16'/1ºT), Dudinha (36'/1ºT), Isabela (27'/2ºT), Bia Zaneratto (44'/2ºT) (BRA).